segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

 

MARACANÃ

Clerisvaldo B. Chagas, 11 de fevereiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.185

 



Você sabe a história do Maracanã, maior entroncamento de Santana do Ipanema? O lugar também é chamado Largo do Maracanã. Conversor e dispersor de sete ruas, inclusive, a BR-316, em duas etapas. Está situado no Bairro Camoxinga, o maior da cidade, sendo o ponto de referência mais falado de Santana do Ipanema. O seu rumo Oeste leva ao Alto Sertão, o seu lado Leste conduz a Maceió. Juntamente com a Rua corredor Pedro Brandão e a Rua Santa Sofia, forma o segundo maior Comércio da cidade. Possui padarias, farmácias, restaurante, bares, lanchonetes, Salões de sinucas, barbearias, e diversos outros serviços que proporcionam ao Bairro Camoxinga, uma das melhores qualidades de vida da urbe.

Raras são as pessoas que conhecem sua origem. Vejamos, segundo o livro O BOI, A BOTA E A BATINA, HISTÓRIA COMPLETA DE SANTANA DO IPANEMA, nossa autoria: O dono de farmácia, Hermínio Tenório Barros, construiu um prédio no lugar exposto acima. Nutrindo admiração pela beleza do estádio carioca, mandou colocar na fachada o nome Maracanã. Isto aconteceu no dia 3 de fevereiro de 1960.Por problemas de apertos financeiros, o prédio foi a leilão, sendo arrematado pelo capitalista José Quirino, na verdade José Gonçalves dos Santos, o comerciante fundador da Rua José Quirino, depois, Prof. Enéas Araújo. José Correia Cabral comprou o prédio a José Quirino e passou para o comerciante Jugurta Nepomuceno. Este, por sua vez, entregou a construção a Francisco Correia Cabral, conhecido por “Neguinho”, filho de José Correia Cabral, coisa de protocolo, seguindo os transmites legais.

Neguinho implantou uma Churrascaria que recebeu o mesmo nome que estava na parede, ficando “Churrascaria Maracanã”. Daquele dia até o presente momento todo o entorno passou a ser chamado “Maracanã”.

À venda por muito tempo, finalmente a churrascaria e dormitório, Maracanã foi vendida há pouco tempo e transformada numa clínica médica. A churrascaria deixou de existir, porém o nome Largo do Maracanã, está profundamente enraizado e virou eterno.

Única informação escrita da história.

Viva Santana!

CLÍNICA MÉDICA NO LUGAR DA CHURRASCARIA MAACANÃ. (FOTO: B. CHAGAS).

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/02/maracana-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário