VISITANDO ÀS FAZENDA Clerisvaldo B. Chagas, 16 de junho de 2020 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 2.324 SENTADO NUM PEL...

VISITANDO AS FAZENDAS


VISITANDO ÀS FAZENDA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.324
SENTADO NUM PELA-PORCO. (CRÉDITO: Andredib.com.br.)

No alpendre de todas as fazendas sertanejas nordestinas, teve lugar garantido o “banco pela-porco” ou “banco de pelar porco ou ainda simplesmente o “pela-porco”. Trata-se de um banco em forma de pranchão, entre 4 a 5 metros de comprimento, com largura também variável, em média, 40 cm. É feito de madeira nobre entre craibeira e baraúna, muitas vezes passando dos cinco centímetros de espessura, quando novo. Sua durabilidade vai para mais de duzentos anos, o dono morre, o banco fica para netos e bisnetos. Não é fácil fazer conserto e ele vai se deteriorando com o uso e com a longevidade. O seu nome vem do fato em que era usado como lugar para pelar com água quente, o porco abatido na fazenda.
Ele é quem recebe o viajante cansado como primeiro contato externo da casa. Nele os seus donos contemplam os arredores, no estio e, nos tempos chuvosos, observam e sentem as chuvaradas cantando no telhado e chegando no terreiro. Avista-se dali quem se aproxima da moradia e é usado para várias tarefas domésticas como debulhar feijão- de-corda, por exemplo.
É respeitado por todos os visitantes e ladrões que sempre os deixam em paz.
Os bancos já acomodaram os fundilhos de Lampião, forças volantes, vaqueiros e rastejadores.
Móvel tradicional rústico e multiuso.
Não sabemos dizer se existe algum exemplar no Museu Darras Noya, em Santana do Ipanema.
O banco pela-porco é o móvel e o lugar mais querido e respeitado da casa-grande. E se quer saber, mesmo com todo modernismo, continua em voga nas casas sertanejas.

Foi num banco pela-porco
Que comecei meu namoro
                              Ela com saia rodada
                              Tecido da cor de ouro
                              Eu em traje de vaqueiro
    Perneira e chapéu de couro.

Talvez o banco mais notável de Santana do Ipanema tenha sido o do alpendre da casa do senhor Lulu Félix, no Bebedouro onde o doido Justino tinha sentadas. Lulu era conhecido como contador de casos, mentia com arte para divertir a todos. Justino, barbudo que fora jogador de futebol do Ipanema, diziam os mais velhos um terror para a criançada.


 


LAMPIÃO E OS MÉDICOS DE SANTANA Clerisvaldo B. Chagas, 15 de junho de 2020 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica; 2.324 DR...

LAMPIÃO E OS MÉDICOS DE SANTANA


LAMPIÃO E OS MÉDICOS DE SANTANA
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica; 2.324
DR. ARSÊNIO MOREIRA (FOTO: MUSEU)

DR. CLODOLFO. (DIVULGAÇÃO).

Antes da década de 20, Mata Grande, cidade serrana do sertão de Alagoas, tinha grande prestígio no interior originária da influência de ter tido um governador alagoano. Havia ali certa estrutura de combate a grupos cangaceiros. Em vista disso foi contratado o médico baiano, ainda jovem, Dr. Arsênio Moreira da Silva para servir às forças naquele núcleo sertanejo. Quando foi criado o 20 Batalhão de Polícia com sede em Santana do Ipanema, de combate ao banditismo, o Dr. Arsênio Moreira veio servir em Santana, tanto no Batalhão quanto em consultório particular. Foi o primeiro médico de fora a clinicar na minha Terra.  Influência indireta do bandido Lampião. Não há uma só pessoa que o conheceu em Santana que não faça rasgados elogios ao médico desde a sua educação, coração bondoso e serviços prestados. Quando da fundação do primeiro hospital da cidade, o nome escolhido para a fachada foi o do ilustre médico baiano. Foi ele com as volantes até Angicos, após a morte de Lampião, examinar o frasco de veneno que o bandido conduzia no bornal.
Quando Lampião invadiu a zona rural de Santana do Ipanema, fez uma família mudar-se para a sede.  O senhor Marinho Rodrigues, proprietário rural, tornou-se comerciante de secos e molhados no “prédio do meio da rua”. O seu filho Clodolfo Rodrigues de Melo foi encaminhado aos estudos, conviveu com o contista Breno Accioly, tornou-se médico e veio clinicar na sua terra. Foi o primeiro médico de Santana filho da “Rainha do Sertão”. Faleceu recentemente com mais de 80 anos. O segundo hospital de Santana o homenageia com o seu nome na fachada.
Arsênio atendia no casarão onde hoje é o museu. Clodolfo tinha consultório na própria residência, na, hoje, Praça Senador Enéas Araújo. Foi assim que o cangaceiro Lampião, praticando o mal, fez o bem sem saber a Santana do Ipanema com os médicos ilustres que muito bem serviu a terra de Senhora Santana.
Existe um trecho de avenida com o nome de Arsênio, mas ele perdeu o título do primeiro hospital após o seu fechamento. A sua foto que pertencia aquela unidade hospitalar, encontra-se atualmente no Museu Darras Noya, lugar onde morou e clinicou;
Nota. Em foto antiga de Santana, domínio público, aparece um senhor de branco no serrote do Cruzeiro, ao lado de outras pessoas. Descobrir por acaso, que se trata do Dr. Arsênio, já com seus 40 a 55 anos. Livro “230 Santana Iconográfica”, sessão Nostalgia. Relíquia da nossa história.

A DORANDO O CORPO DE CRISTO Clerisvaldo B. Chagas, 11/12 de junho de 2020 Escritor Símbolo do Sertão Alagoano Crônica: 2.321 ...

ADORANDO O CORPO DE CRISTO


ADORANDO O CORPO DE CRISTO
Clerisvaldo B. Chagas, 11/12 de junho de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.321


(FOTO: B. CHAGAS).
Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
O que é comemorado em Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi” (Wikipédia).
Que pena não estarmos na Rua Antônio Tavares vendo passar a procissão com o Corpo de Cristo. As vozes harmoniosas do homens, mulheres de preto e descalças pagando promessas, senhor Felisdoro conduzindo uma das seis hastes do pálio sobre o corpo de Jesus. Os tempos mudam, mas Jesus nunca deixou de ser Jesus. Não podemos adorá-lo na Igreja, nas ruas, mas podemos adorá-lo em nossas preces e nos corações. Que esse dia seja um marco importante para a fim da pandemia cruel que ceifa vidas humanas.
Meu Senhor e meu Deus, meu Senhor e meu Deus;