sábado, 15 de agosto de 2009

É DE FAZER INVEJA

É DE FAZER INVEJA
(Clerisvaldo B. Chagas. 13.7.2009)

Arapiraca voltou a expandir-se. Não tenho informações se continua como a cidade que mais cresce no Nordeste. Todavia, não almejo falar das indústrias que ali chegam; das repartições públicas; dos órgãos educacionais. Refiro-me a três realizações que deslumbram qualquer visitante, seja do interior, seja da capital, seja de outro estado.
A primeira são as áreas verdes de recreação da Avenida do Futuro. Belíssimo trabalho que oferece caminhada segura ao arapiraquense em pleno centro urbano. Ali, além da pista de caminhada, foram implantadas áreas verdes de cem em cem metros, melhorando significativamente a qualidade do ar respirado; dando um visual de progressistas cidades do Sul e Sudeste do Brasil. A segunda, é o Parque Ceci Cunha, também no centro da cidade. Uma área degradada, pantanosa, esgotos a céu aberto, causava impressão péssima a quem por ali passava. Atualmente o local tem o nome de Parque Ceci Cunha que, se tivesse sido chamado de Jardim da Babilônia, ainda seria pouco. O parque é um verdadeiro paraíso, além de extraordinariamente bem planejado, impressionando ainda pela extensão, com projeto de continuidade até o CEASA. É simplesmente fantástico. A terceira obra é o Lago da Perucaba. Esta, situada em parte periférica, também antes relegada ao esquecimento. Com um projeto vistoso e futurista, extenso e impressionante, atualmente se vê outro pedaço do paraíso em Arapiraca. Asfalto, grama, quadras de areia, banheiros, lago recuperado, imenso espaço para caminhadas, shows, encontros e muito mais. Um banho de iluminação!
Quem é de outra cidade, logo fica complexado em relação ao lugar de onde veio.
Enquanto isso, uma área urbana central chamada “Beco de Nenoí” ou “Largo do Urubu”, faz vergonha há anos no centro de Santana do Ipanema. Além da urgente recuperação daquele espaço, Santana também poderia fazer um segundo Parque Ceci Cunha desde a Ponte Gel. Batista Tubino até o Conjunto Eduardo Rita, pela margem direita do rio Ipanema, com cerca de cento e cinquenta metros de largura. Aterro, pista asfáltica para caminhada, ciclovia, barracas padronizadas, bancas de revistas, quadras, áreas verdes, espaço para shows, estacionamento, banheiros, iluminação à altura e muito mais. O Lago da Perucaba poderia ser feito no entorno do açude do bode, inclusive na área degradada do lixão. Para tudo existe dinheiro em havendo projeto.
Enquanto não aparece um Executivo com mente desenvolvimentista, continuemos com o básico. E dos já conhecidos que tem por aí pensando na prefeitura, todos são feijão com arroz. Uma vida inteira não me deixa mentir. Santanenses, visitem em Arapiraca as três obras citadas. E por favor, não façam comparações financeiras, nunca faltou dinheiro para projetos tão úteis e belos como os da “Capital do Agreste”. Mas cuidado nessas visitas para não voltarem urbanamente complexado com a cidade que lhes viu nascer. Arapiraca deu um verdadeiro baile administrativo em Alagoas.
Sim, quando é mesmo que vai haver inauguração de calçamento?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/08/e-de-fazer-inveja.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário