quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O TERCEIRO COMÉRCIO

O TERCEIRO COMÉRCIO

(Clerisvaldo B. Chagas. 26.8.2009)

Podemos dividir o comércio de Santana do Ipanema, hoje, em três polos distintos. O maior é o comércio do centro que teve início ainda nos tempos de povoado e vila. Nas últimas décadas, as casas comerciais foram tomando os lugares das residências em torno do centro. A própria avenida principal, Coronel Lucena, dos privilegiados fazendeiros e comerciantes de outrora, transformou-se praticamente na sua totalidade, em lojas diversas. Assim aconteceu com outras ruas: Ministro José Américo, Tertuliano Nepomuceno e as adjacentes menores; todas tendo como núcleo a Praça Cel. Manoel Rodrigues da Rocha.

Um segundo comércio formou-se no Largo do Maracanã, desde a sua importância como desaguadouro de sete ruas. Além disso, o local de passagem da BR-316 — ainda na fase de rodagem — animou aquele importante entroncamento urbano. Pela falta de espaço no primeiro comércio, teve início um arremedo de complemento na Rua Pedro Brandão, ala de calçada baixa, que serve como corredor comercial e prestador de serviço, agora, indo da Ponte Cônego Bulhões até o Largo do Maracanã. Neste espaço existem indústrias como a de beneficiamento do algodão e duas padarias. Várias casas comerciais como bares, lanchonetes, autopeças, madeireira, farmácia, mercadinhos e mais. Prestadoras de serviços como rádio, funerárias, pousada, escolas, lotérica, hospital e até mesmo casas religiosas e repartição pública federal.

O terceiro comércio, o mais recente, surgiu após a construção da Ponte Gel. Batista Tubino, à margem direita do rio Ipanema. Ali, dois bairros, Floresta e Domingos Acácio, dominam a região unidos pela ponte sobre o riacho Salgadinho. Existe também daquele lado, uma mistura de indústrias, prestação de serviço e comércio. Os pontos fortes são dois postos de gasolina, uma clínica, uma pousada, um restaurante, fábrica de fubá e fábrica de colchas. Além disso, surgem madeireiras, açougue, mercadinhos, bares e outros estabelecimentos.

Afastado da base do terceiro comércio, em lugar alto chamado Cajarana, (dentro do amplo bairro Floresta), em breve será inaugurado o Hospital Geral que irá precisar de cerca de mil funcionários. Vizinho deverá funcionar também o polo da UfAL. Com esses dois órgãos em plena atividade e mais uma camada asfáltica sobre o calçamento da Rua Abdias Teodósio — ligação entre a base e o hospital novo — um poderoso comércio poderá subir junto com o asfalto da ponte Gel. Batista Tubino ao Hospital Geral em trajeto de mais de 1 km.

É de se notar, entretanto, que esses dois últimos comércios são complementos do principal: núcleo nas Praças Cel. Manoel Rodrigues da Rocha e Senador Enéas Araújo. Lembramos do “Rei Pelé” construído em Maceió no meio da pobreza e dando nova dinâmica ao Trapiche da Barra. Assim acontecerá com a UFAL e o Hospital Dr. Clodolfo de Melo na pobreza dos conjuntos Cajarana, Marinho e Santa Quitéria além da Floresta como um todo. Os dois gigantes estão chegando. Resta planejamento municipal para erradicar a miséria. Querer é poder com uma ajuda grande do TERCEIRO COMÉRCIO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/08/o-terceiro-comercio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário