quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

OS FILHOS DA TERRA



OS FILHOS DA TERRA
Clerisvaldo B. Chagas, 5 de dezembro de 2013
Crônica Nº 1099

Cantor Miguel Lopes. Foto (sertão24horas).
Não lembro sobre a Marta na sua terra natal de dois Riachos, recordo-me, porém, de Jacinto Silva o cantador alagoano só comparável a Jacson do Pandeiro, mesmo assim com o manejo do coco sincopado que o rei do ritmo não possuía. Djavan também em Maceio, Petrúcio C. Melo e Miguel Lopes em Santana do Ipanema, filhos que deixaram a terra em busca de novos horizontes.
Marta jogando bola nas areias do riacho e nas várzeas da sua terra enfrentava cochichos de alguns. Venceu as adversidades, saiu do pequeno torrão sertanejo e foi ser grande no mundo. Visita à terrinha vez em quando sob os mesmo olhares críticos agora maravilhados. Djavan deixa Maceió, vai mostrar seu talento ao Brasil inteiro e volta coroado. Jacinto Silva sai de casa e diz à mãe que só retornará no dia em que gravar um disco. Nos tempos em que gravar um disco era coisa do outro mundo, o alagoano, vai, luta e vence e só rever a sua Maceió quando a Gazeta o convida para cantar forró em noite de São João. O rei do baião, o rei do ritmo e o rei do coco, eram os três grandes do Nordeste.
Muitos filhos de Santana também foram embora, muitos até vaiados nas suas pretensões artísticas e modo de ser. Alguns foram espontaneamente atrás de melhores dias. São escultores, pintores, desenhistas, escritores, jogadores de futebol, cantores, locutores, ocupando lugares de destaque regionalmente ou nacionalmente. E aqueles que os fizeram migrar pela inveja, despeito, intolerância, descriminação... Como ficaram com a consciência após a fama das suas vítimas? Entre os vários santanenses de valor e que buscaram outras plagas, lembro-me de Petrúcio C. Melo que era maluco por locução e que pelo seu jeito de ser não era visto com bons olhos por alguns. Hoje é apresentador de televisão e muito conhecido no mundo artístico. Miguel Lopes, dono de uma poderosa e educada voz a Altemar Dutra, só teve o seu valor reconhecido ao mudar-se para a capital. Um dos maiores cantores que Santana produziu.
E agora, mesmo iniciando a segunda década do século XXI, os sentimentos mesquinhos das pessoas, parecem os mesmos dos anos 60. Acho que está faltando compreensão, solidariedade e mais respeito aos FILHOS DA TERRA.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/12/os-filhos-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário