domingo, 8 de junho de 2014

NOITE DEGALA: HOMENAGEM À AGRIPA EM MACEIÓ



NOITE DE GALA: HOMENAGEM À AGRIPA EM MACEIÓ
Clerisvaldo B. Chagas, 5 de junho de 2014
Crônica Nº 1203

Logo mais à tardinha, membros que fazem a Associação Guardiões do Rio Ipanema, estarão se deslocando à capital. É que às 21 horas o Instituto do Meio Ambiente, de Alagoas, realizará a sua festa destaques do ano, evento que será dirigido no Bairro Jaraguá. A AGRIPA, será uma das homenageadas pelo IMA, tendo em vista o seu trabalho de proteção ao meio ambiente, com ênfase para o município de Santana do Ipanema, capital do sertão alagoano.
Representação da Imprensa virtual santanense seguirá com a comitiva dos guardiões, como a do site “alagoasnanet” que há muito vem acompanhando esse movimento de vanguarda.
A Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA, nem completou ainda um ano de sua existência e já está sendo reconhecida pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente, pelo IMA, organização máxima no estado.
Seu nascimento aconteceu no dia 10 de agosto de 2013, e vem funcionando provisoriamente na Escola Estadual Professora Helena Braga das Chagas, no Bairro São José. Sua diretoria é composta por pessoas que trabalham normalmente e resolveram doar um pouco do tempo por uma melhor qualidade de vida do povo santanense. Estão à frente da AGRIPA, o tributarista Sérgio Soares de Campos (presidente provisório); o escritor Clerisvaldo B. Chagas (vice-presidente); a professora Maria Vilma de Lima (secretária); o ambientalista Manoel Messias F. dos Santos (2º secretário); o diretor de escola, Marcello André Fausto Souza (tesoureiro); o cantor e compositor Cícero Ferreira Barbosa (2º tesoureiro) e o diretor de escola Ariselmo de Melo (orador).
O Conselho Fiscal é composto pela guardiã: Maria Joana da Conceição (agricultora e presidente de comunidades); e pelos guardiões: Jessé Alexandre Barros (funcionário público); e Maria Edilma Gomes (professora e poetisa).
Os guardiões do rio Ipanema têm como patrono o ecologista padre Cícero Romão Batista e, como símbolo, uma cabocla sertaneja conduzindo água do Ipanema, na cabeça, em pote de barro, com rodilha de pano. O seu símbolo homenageia a bravura da mulher sertaneja pela sobrevivência, tendo sido extraído como inspiração da capa do livro “Ipanema, um rio macho”, do escritor Clerisvaldo B. Chagas com desenho do artista plástico Roberval Ribeiro.
Os guardiões, além de outros benefícios, conquistaram junto aos poderes legislativo e executivo, o “Dia do Rio Ipanema”, que será comemorado anualmente em Santana, no dia 21 de abril.  

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/06/noite-degala-homenagem-agripa-em-maceio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário