segunda-feira, 23 de junho de 2014

E O TIRA-GOSTO, MANÉ?



E O TIRA-GOSTO, MANÉ?
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de junho de 2014
Crônica 1.214
PARA O ESCRITOR FÁBIO CAMPOS

FotoSearch.
Bons tempos aqueles em que trabalhamos juntos no Encarte Jornal de Alagoas. Com as redações feitas, escolhia a que interessava e pedia ao companheiro Roberval Ribeiro que desenhasse a charge da matéria, sempre dando a ideia. A inteligência privilegiada do desenhista (hoje, empresário dono da ROBRAC) saía sempre como as melhores de Alagoas, superando veteranos da capital.
Fez-me falta no momento o Jornal e o chargista, pois iria pedir ao artista plástico que desenhasse São Pedro vestido de verde e amarelo com a bola do Brasil debaixo do braço e mais os acessórios de expressões e vitória. Como a goleada do Brasil foi à véspera de festa do santo “nordestino”, várias outras situações imaginárias por certo iluminariam a equipe do encarte.
Mesmo assim poderemos dar um mote ao amigo Fábio Campos, desenhista e escritor “mentiroso” para mais uma das suas crônicas de ficção a que ele chama de contos: Um sujeito estava assistindo o jogo Brasil x Camarões, estressado e roendo as unhas. Na hora em que Neymar foi chutar a gol, faltou energia. Lá fora, o cabra da Companhia Energética, descia do poste, pois cortara a sua luz por falta de pagamento. O resto da história fica por conta do amigo escritor, o estressado e a foice que estava atrás da porta.
Admirando muito o futebol africano, pois ele é alegre, veloz e parecido com o futebol brasileiro, não tive como torcer em favor daquele continente. Temos a impressão de que o futebol africano tem tendência sul-americana e não vai à frente porque é treinado por técnicos europeus.
De qualquer jeito, perante a vitória maiúscula do Brasil, vamos à confraternização geral em procura de alguma coisa forte para beber. Como dizia um galego, até aguarrás serve. Mas nesse dia arretado de São João a resposta para os donos de bar é uma só após a  pergunta safada que se esconde por trás da ironia: E O TIRA-GOSTO, MANÉ?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/06/e-o-tira-gosto-mane.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário