ONDE ESTÁ O AMOR A
TERRA
Clerisvaldo B.
Chagas, 2 de junho de 2014
Crônica Nº 1.201
Dentro da lógica “só
se ama o que se conhece”, focamos às nossas escolas brasileiras lembrando o
Projeto Rondon. Um projeto criado para que estudantes de uma região conhecessem
outras regiões do país e com elas fizessem intercâmbios culturais. O nosso país
é imenso e, são muito grandes as diversificações, embora a língua portuguesa
com seus vários sotaques nos mantenha unidos. Se todos os brasileiros tivessem
oportunidades de conhecer o seu país, a discriminação, por certo, seria
reduzidíssima.
Entretanto, tudo deve
começar dentro de cada município. Demonstrando a realidade do território de
Santana do Ipanema, como exemplo, deveria haver semanalmente, deslocamento de turmas
de alunos de certa escola para conhecer o restante do município. Temos a região
serrana onde as crianças nascem crescem e estudam em cima das serras, Estas
escolas deveriam passear constantemente para ver novas realidades, tanto em
outras serras quanto na baixada. Os estudantes da serra do Poço, Gugi, Caracol,
Camonga e outras, iriam conhecer a baixada como Olho d’Água do Amaro,
Samambaia, Pedra d’Água dos Alexandres... E vice-versa, orientados por equipe
de professores que exigiria depois, trabalhos e discussões do que viram. Como
podemos cobrar do aluno o amor ao seu município se ele não o conhece. Não se
ensina a história municipal, a geografia com seus acidentes e economia, não se
faz uma única incursão... Como essa realidade pode mudar?
Por outro lado, a
falta de criatividade, conhecimento e mesmice, faz com que continuemos numa
escola do passado. Quando surge alguma boa ideia, logo é atropelada pelo
desânimo da “falta de condições das autoridades”. E o mestre que não é mestre
de nada, não procura outras alternativas para realizar o que idealizou,
desanimado com o enfado de cada dia.
O resultado é que o
aluno se torna adulto e até precisa trabalhar em outra região do país, mas nem
sequer identifica a história, a geografia e os hábitos do seu município,
somente os poucos quilômetros quadrados do bairro ou do sítio em que nasceu.
Um dos grandes
resultados da ignorância, também se reflete na política quando a população
exige dos seus dirigentes honestidade e amor a terra. Ora se eles nada conhecem,
ONDE ESTÁ O AMOR A TERRA?
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