domingo, 22 de junho de 2014

SÃO JOÃO, UM SANTO NORDESTINO




SÃO JOÃO, UM SANTO NORDESTINO
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de junho de 2014
Crônica Nº 1213

Entre os quatro santos mais populares do Nordeste brasileiro, está São João, celebrado hoje em todos os nove estados dessa banda do mundo. Para a Igreja católica ele foi o último profeta; para o Espiritismo, a encarnação de Elias, para o Nordestino, o santo da preferência geral.
“Com satisfação lembramos a santidade de São João Batista que, pela sua vida e missão, foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas: ‘Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista… De fato, todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar’. (Mt 11,11-14)”
“Filho de Zacarias e Isabel, João era primo de Jesus Cristo, a quem ‘precedeu’ como um mensageiro de vida austera, segundo as regras dos nazarenos.
São João Batista, de altas virtudes e rigorosas penitências, anunciou o advento do Cristo e ao denunciar os vícios e injustiças deixou Deus conduzi-lo ao cumprimento da profecia do Anjo a seu respeito: ‘Pois ele será grande perante o Senhor; não beberá nem vinho, nem bebida fermentada, e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe. Ele reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus: e ele mesmo caminhará à sua frente… ‘ ( Lc 1, 15)
São João Batista desejava que todos estivessem prontos para acolher o Mais Forte por isso, impelido pela missão profética, denunciou o pecado do governador da Galileia: Herodes, que escandalosamente tinha raptado Herodíades – sua cunhada – e com ela vivia como esposo.
Preso por Herodes Antipas  em Maqueronte, na margem oriental do Mar Morto, aconteceu que a filha de Herodíades (Salomé) encantou o rei e recebeu o direito de pedir o que desejasse, sendo assim, proporcionou o martírio do santo, pois realizou a vontade de sua vingativa mãe: ‘Quero que me dês imediatamente num prato, a cabeça de João, o Batista’ (Mc 6,25)

Desta forma, através do martírio, o Santo Precursor deu sua vida e recebeu em recompensa a Vida Eterna reservada àqueles que vivem com amor e fidelidade os mandamentos de Deus”.
Com a vitória do Brasil, hoje, vamos todos curtir SÃO JOÃO, UM SANTO NORDESTINO.
·        Fonte: Canção Nova.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/06/sao-joao-um-santo-nordestino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário