quarta-feira, 15 de julho de 2015

A IGREJA COMEMORA

Altar da Matriz S. Santana. Foto: (Clerisvaldo).


A IGREJA COMEMORA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de julho de 2015
Crônica Nº 1.451

Este ano a Igreja Matriz de Senhora Santa Ana (Santana) assinala 228 anos de fundação, continuando a ser ainda o mais importante cartão postal da cidade de Santana do Ipanema, sertão de Alagoas.
Não é somente a Igreja que aniversaria, mas também todo o município, cuja cidade nasceu junto à construção do templo católico.
Há 228 anos chegou a nossa região, o santo, milagreiro e visionário, padre Francisco José Correia de Albuquerque, conhecido como Santo padre Francisco. Naquele longínquo ano de 1787, ficou o santo padre hospedado na casa do fazendeiro Martinho Rodrigues Gaia, que chegara em 1771, após adquirir uma sesmaria, cuja sede passou a ser a sua fazenda. Francisco trouxe na bagagem uma imagem de São Joaquim e outra de Santa Ana, diretamente da Bahia, a pedido da esposa de Martinho, Ana Teresa. Ainda a pedido da primeira devota da santa nessa região, o padre fez erguer uma capela nas terras do fazendeiro, contando bastante com sua ajuda.
Erguida a capela, Francisco dourou o altar e esculpiu em madeira a imagem do Cristo Crucificado. Terminado o serviço, o padre colocou no altar as imagens de São Joaquim, Senhora Santana e o Cristo por ele confeccionado. A capela foi inaugurada em 1787, mesmo ano em que o sacerdote chegara ao lugar. Daí em diante, o arraial de mamelucos formado entre 1771 e 1787, passou a ser chamado de SANT’ANNA DA RIBEIRA DO PANEMA.
A capela fundada pelo padre Francisco Correia, recebeu sua primeira reforma em 1900, através do pároco de Santana, Capitulino de Carvalho, natural de Piaçabuçu (AL). Sua segunda grande reforma teve início em 1947, quando estava à frente dos seus trabalhos o cônego José Bulhões, natural do povoado sanfranciscano de Entremontes (AL).
Vai ter início a grande festa de Senhora Santana, a maior festa religiosa do interior de Alagoas, em cima dos seus 228 anos.
* baseado no livro: "O boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema. Foto do livro inédito: "228".



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/07/a-igreja-comemora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário