quinta-feira, 16 de julho de 2015

MERCOSUL MAIS FORTE



MERCOSUL MAIS FORTE
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de julho de 2014
Crônica Nº 1.452

EVO MORALES NA POSSE DE DILMA.  Foto: (divulgação.)
Uma das maiores notícias das Américas, quase passa despercebida no Brasil, pelas manobras de jornais tendenciosos. Vejamos abaixo alguns trechos de divulgação da cúpula Mercosul.
“Os chanceleres do Mercosul estão reunidos nesta quinta-feira em Brasília, em uma reunião prévia à cúpula de amanhã, que deve marcar a entrada da Bolívia como sócio pleno do bloco.
Com a perspectiva de uma troca de ofertas com a União Europeia (UE) até o final do ano, o encontro foi precedido pelos pedidos, do Brasil e do Uruguai, de maior abertura da união aduaneira, que têm poucos acordos comerciais com o resto do mundo.
Pouco depois do primeiro encontro, pela manhã, o secretário de Relações Econômicas Internacionais da Argentina, Carlos Bianco, disse à imprensa que nada disso foi pedido formalmente.
‘Na mesa de negociações, ninguém, em nenhum momento, pediu para se flexibilizar o Mercosul’, afirmou o diplomata, que representa a Argentina diante da ausência do chanceler Héctor Timerman.
O ministro argentino das Relações Exteriores está em Buenos Aires, onde se recupera de uma cirurgia (...)
(...) Além da anfitriã, Dilma Rousseff, são esperados Cristina Kirchner, da Argentina, Horacio Cartes, do Paraguai, Tabaré Vázquez, do Uruguai, e Nicolás Maduro, da Venezuela, para a cúpula de sexta-feira.
Também está prevista a participação do presidente da Bolívia, Evo Morales, para selar formalmente a entrada de seu país como membro pleno do bloco, que representa mais de 70% da população e do PIB da região, segundo dados do Itamaraty.
A principal conquista dessa presidência 'pro tempore' brasileira é a adesão definitiva como membro pleno da Bolívia, algo muito positivo, porque vai permitir aumentar a diversidade das opiniões e trazer um novo sócio que pode contribuir muito com sua experiência em matéria de crescimento e inclusão social", disse Bianco.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/07/mercosul-mais-forte.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário