domingo, 12 de julho de 2015

SERTÃO VERDE E FESTIVO




SERTÃO VERDE E FESTIVO
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de julho de 2015
Crônica Nº 1.448

Foto: (nacauturismo).
Admira-me o turista desavisado que reclamou do tempo em Maceió: “Disseram-me que o Nordeste era somente sol e eu aqui sem puder sair do hotel com tanta chuva”. Brasileiros aprendem muitas coisas, menos a Geografia do seu país. O Nordeste é uma região imensa que divide naturalmente as suas chuvas. Estamos na época de inverno em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e parte da Bahia, enquanto outra parte do Nordeste é época de sol. O não observador coloca toda a Grande Região em apenas um saco, desconhecendo as características da Brasil e da nossa região. Até Maceió tem suas particularidades na extensão quando às vezes chove muito na Serraria, no Tabuleiro, enquanto na Jatiúca, Pajuçara, é tempo firme.
No interior de Alagoas aproxima-se o início dos festejos a Senhora Santana, a maior festa religiosa fora da capital. Como o dia mundial de festejos à santa cai em julho, Santana do Ipanema comemora a data no seu mês mais chuvoso e friento, atrapalhando as brincadeiras dos parques de diversões. Às vezes acontece uma estiada na hora da procissão de encerramento. Mas, se por um lado existe a inconveniência de muito frio e chuva, por outro está à expectativa de boa safra nos campos da terra, baseada no milho e no feijão, produtos tradicionais.
Este ano o cuidado é com a dengue e outras doenças semelhantes transmitidas pelo mosquito. A esses perigosos males vêm se somar aos costumeiros do mês como a gripe e a pneumonia características da mudança do tempo.
As escolas da cidade entram em recesso no período dos festejos para que todos tenham mais oportunidades de participação no religioso e no profano relativo à padroeira. Já existem até músicas em disco exaltando a festa de Santana.
Estamos no sertão verde e pleno inverno da terrinha.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2015/07/sertao-verde-e-festivo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário