segunda-feira, 16 de julho de 2018

O MUNDO DOS MONUMENTOS


O MUNDO DOS MONUMENTOS
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de julho de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.943
Busto do cônego Bulhões, restaurado.(
Foto:Roninho).
A estátua ao jumento, em Santana do Ipanema, foi feita por um artesão de Pão de Açúcar. Uma perfeição, para a época, em uma obra que se transformou em polêmica nacional. Outros monumentos também merecem destaques em nossos logradouros, como a estátua a Frei Damião, na praça que leva o seu nome; a imagem do padre Cícero no lajeiro grande; o busto do cônego Bulhões, na Praça Cel. Manoel Rodrigues da Rocha e outros mais. Todavia os monumentos não são eternos. O ferro, o bronze, o concreto, a fibra... Todos sofrem ataques de vândalos e da intempérie. O calor, o frio, a mudança de temperatura, vão acabando com a pintura, engrolando a tinta, corroendo o material básico das estátuas. Portanto, a manutenção dos monumentos públicos, faz parte de qualquer administração coerente e comprometida com o patrimônio histórico e cultural de uma cidade.
O bom de tudo isso, é que não se precisa mais trazer restauradores de tão longe para reparos em nossos monumentos. Santana do Ipanema formou pela própria natureza, uma plêiade de artesãos que hoje colaboram eficazmente com esse tipo de trabalho. São elogiados pelos excelentes serviços, em todo território alagoano. E mesmo sendo santos de casa, honram a palavra “artesão” no Brasil inteiro. O que se tornou mais conhecido foi o Roninho, homem que trabalha com os mais diversos tipos de material e desenvolveu técnica própria nos seus experimentos. Preferimos não citar os outros nomes que muitas vezes trabalham em equipe, para não cometer injustiça – pois estamos sem segurança – mas todos eles são semelhantes no que se propõem a realizar.
A decisão municipal de restaurar todos os nossos monumentos foi acertadíssima. Santana, cidade muita visitada, a “Rainha do Sertão”, precisa mesmo um banho de beleza para se vestir como Rainha que ela é. A impressão dos que chegam conta muita com a nossa vaidade de sertanejo santanense e soma com a volta do turista. Esses artesãos maravilhosos merecem a mesma recompensa dos que vêm de longe cobrando uma fortuna. Condições de trabalho e um pagamento justo devem fazer parte da dignidade das suas prestações de serviços.
   

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/07/o-mundo-dos-monumentos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário