domingo, 13 de dezembro de 2020

 

NÓS NO ZABUMBA

Clerisvaldo B. Chagas, 14 de dezembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.434




Vamos matar a saudade do nosso tempo, trazendo-o de verdade até nós. Lembra quando havia novenas nas periferias e na zona rural? O aviso era dado através da banda de pífanos composta por pífanos, caixas e zabumba. O pequeno grupo de tocadores saía pelas ruas da cidade tocando e parando nas casas para anunciar onde haveria a novena e pedir dinheiro para o santo anunciado. À frente, um homem ou mulher carregava um quadro cheio de fitas com a imagem do santo da novena, quase sempre de São José ou Santa Luzia. Após o rito novenário, iniciava-se o leilão fruto das arrecadações comunitárias, como: bolos, ovos, galináceos, carneiros e garrotes.  Às vezes também as novenas rurais e periféricas eram anunciadas durante as missas da Matriz de Senhora Santana, em Santana do Ipanema.

Nas novenas dos sítios tanto se rezava quanto se namorava, pois um rabisco de olho sempre escapava para lá e para cá entre as matutas aprumadas do sertão e a sagacidade dos rapazes “praciantes”. Muitas novenas tornaram-se famosas como as de Zé Rosa, no subúrbio Maniçoba, em Santana do Ipanema. Logo cedo do dia, a zabumba estava nas ruas da cidade anunciando a festa e animando o povo. Lembramos de certa música tocada no pife que era preciso entendê-la: A Onça. Tratava-se de uma caçada de onça onde os cães de caça acuavam o bicho do mato , iniciava-se um ataque e uma briga medonha entre a onça e os cães. Os tocadores imitavam no pife os tapas do felino e os caim caim dos cachorros. Uma obra de arte e atestado de competência do pifeiro.

Não era somente o famoso João do Pife que era bom na arte.

Agora mesmo, depois de décadas e décadas do auge da zabumba, sexta-feira passada a Rua Antônio Tavares é surpreendida por um grupo regional da zabumba, denominado São José, devidamente fardado e originário da cidade de Pão de Açúcar. A novidade para a nova geração surpreendeu os moradores. Houve uma parada na frente da casa dos meus pais, onde moram duas irmãs. Festa para a vizinhança! Veja na foto, dois pifes, uma zabumba e duas caixas. Ainda bem que os habitantes da rua lembraram de fotografar as raízes do nosso folclore sertanejo.

Não sabemos, entretanto, se os “cabras da peste”, tocaram a onça acuada pelos cachorros.

BANDA DE PÍFANOS, SÃO JOSÉ (FOTO: MORGANA).

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/12/nosno-zabumba-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário