quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

 


FOGO NO SERROTE

Clerisvaldo B. Chagas, 31 de dezembro de 2020

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.442

 

No primeiro quarto do século XX, um dos montes que circundam Santana do Ipanema, chamava-se serrote do Gonçalinho. O motivo, nenhum escritor antigo falou sobre isso. É de se pensar em um morador por ali chamado Gonçalinho.  No segundo quarto do século XX, foi colocado quase no topo do monte, uma estátua grosseira do Cristo com braços abertos. Quem teria colocado aquele Cristo? Também não se tem registro. Falam que teria sido ação do interventor municipal do início dos anos 30, Frederico Rocha. Aliás, no túmulo da família Rocha no Cemitério Santa Sofia, tem um cristo semelhante que chama atenção de quem o visita. Parece de metal, mas a semelhança com o Cristo do serrote, parece ter sido construído pelo mesmo artesão.

Alguns dizem que o interventor não era católico e rejeitam a autoria da implantação por ele. Entretanto, sua família era muita religiosa e talvez seus pedidos, tenham feito com que o interventor tivesse colocado a estátua no monte. A partir daí, o povo esqueceu Gonçalinho e passou a denominar o acidente geográfico de serrote do Cristo. No último quarto do século XX, foi instalada uma torre para ajudar nas comunicações. A população deixou de lado o Cristo e passou a identificar o acidente como serra da micro-ondas, denominação essa que perdura até os presentes dias. Novas gerações vão chegando e, se houver ali outra novidade, naturalmente nova denominação será dada.

Recentemente uma das várias torres ali instaladas, após a primeira, citada acima, pegou fogo. Pegou fogo e assustou os moradores do novo bairro formado no sopé do serrote, o Santo Antônio. O fogo foi dominado

e restabelecida em algumas partes da Santana, a comunicação com celulares. Suspeita-se de vandalismo e o caso estar sendo investigado. Mas, pelo menos serviu para chamar atenção dos santanenses que andavam esquecidos dos seus patrimônios naturais.

SERROTE DO CRISTO (FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).

       FELIZ ANO NOVO!!!

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/12/fogono-serrote-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário