segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 

O BOI DE ZÉ CARLOS

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de fevereiro de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.462



 

Manga significa fruta, peça de roupa e mais uma porção de coisas dentro do nosso Português.  Para quem não sabe dos nossos termos e costumes sertanejos, manga também representa uma extensa faixa de terras coberta pela caatinga onde o gado vive à solta. Essa palavra é bastante usada pelos latifundiários, trabalhadores rurais e especialmente a vaqueirama. Estar em evidência nos últimos meses, a manga particular do senhor chamado José Carlos dos Correios, da cidade pernambucana de Iguaracy. É que a manga de Zé Carlos abriga o boi mais famoso do Brasil, no momento. Na sua última carreira, a do dia 30 de janeiro, Salgadinho mais uma vez driblou os vaqueiros sergipanos de primeira linha, fugiu e se escondeu na manga. Os titãs sergipanos retornaram abatidos da carreira perdida, a quadragésima fuga do boi Salgadinho, apontado como o mais inteligente do País.

Milhares de pessoas se aglomeram na fazenda de Zé Carlos para apreciação das corridas. Caminhões boiadeiros, Reboques para cavalos, bancas de arreios, barracos de alimentos, filmagens com drones de vários canais dedicados ao esporte de cabra macho, são presença obrigatória nas corridas de boi. Nesta última carreira foi proibida a aglomeração que chegava a mais de três mil pessoas. Mesmo assim ainda houve muita gritaria na saída do boi do jequi. Houve aposta de todos os valores, mas sempre ganham os que apostam no boi. A maior atração do Nordeste, hoje, é sem dúvida as carreiras tão aguardadas do Salgadinho. A expectativa é enorme quando o senhor Assis e Zé Vaqueiro, os cuidadores de Salgadinho, chegam com o boi amarrado para soltá-lo do jequi.

É bom saber que os vaqueiros mais destacados do Nordeste em todos os nove estados, já correram e perderam o boi Salgadinho: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.  Boi no mato, boi em monumento, realmente merece uma estátua na principal avenida da sua cidade Iguaracy. O dinheiro rolou com tantas apostas na cidade pernambucana fazendo circular a verba no comércio da pequena urbe que virou destaque nacional.

E se em Serrita existe a estátua ao vaqueiro, nada mais justo erguer a figura em granito do boi que desafiou o Nordeste. “Ê Salgadinho/boi mandingueiro/corre no espinheiro/ E não pisa no chão...” Muitas outras toadas e canções estão espalhadas em homenagem ao mito dos sertões.

MOMENTO EM QUE SALGADINHO É CONDUZIDO AO JEQUI PARA INICIAR MAIS UMA CORRIDA. (CRÉDITO: BLOGTVWEBESERTÃO.COM. BR.).

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/02/oboi-de-ze-carlos-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário