terça-feira, 18 de maio de 2021

 

LAJEIRO

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de maio de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.535




 

Lajeado, lajeiro, lajedo, são palavras que definem o afloramento no solo de pedra extensa, fixa, e de variadas formas. No Sertão chamamos simplesmente, lajeiro. Conforme o seu formato pode abrigar furnas de onças, abrigos de preás, mocós e cobras. Quando elevado ou rente ao chão pode acumular água da chuva em simples depressões, rachaduras ou em formações de caldeirões e panelas. É usado para descanso, para lavar roupa, ponto de lazer. O lagarto teiú gosta de tomar o sol da manhã nesses lajeados. Nas suas rachaduras ou em qualquer lugar de falha na sua croa, surgem os cactos sertanejos como o xiquexique, o alastrado, a coroa-de-frade. Pode apresentar o facheiro ou o mandacaru, mas a preferência é pelos três primeiros apontados acima.

Embora pareçam entre si o alastrado e o xiquexique para o sertanejo têm ligeiras diferenças. O xiquexique (Pilocereus gounellei) cresce com seus braços encurvado para cima em forma de candelabro. Já o alastrado (Cephalocereus gounellei). Cresce em forma de candelabro, mas também se alastram pelo chão e mostra emendas retas de um braço ao outro. Muitos cactos são usados para enfeitar praças, jardins e fachadas de casa. A coroa-de-frade que parece mesmo com uma coroa do religioso, é fã dos lajeiros e usados por donas-de-casa atrás da porta de entrada e no jardim, contra energias negativas (atenção redobrada com as crianças).

O grande lajeiro do sítio Laje dos Frades, além de bonito, armazena muita água pluvial, foi imortalizado por nós, no livro “Negros em Santana”. Fizemos nova visita ao loteamento Colorado (Luar de Santana) ainda em formação, registramos uma paisagem ímpar na primeira quadra a 340 metros de altitude. Além da paisagem de campo, um belíssimo conjunto de xiquexique que forma a cereja do bolo (ver foto). Pensamos em publicar sete fotografias de tirar o fôlego, descrevendo-as no lugar das crônicas durante a próxima semana. Colírio para leitores e descanso para o autor. Inclusive, a foto de hoje que retornará comentada.

Estes são alguns valores dos lajeiros sertanejos, olhados com visão inquiridora de amante e geógrafo do semiárido.

Sua interação é VIDA para o blog.

LAJEIRO E BELÍSSIMO EXEMPLAR DE XIQUEXIQUE. AO FUNDO, PARTE DE SANTANA DO IPANEMA E SERRA DO POÇO

(FOTO: ÂNGELO RODRIGUES).

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para imagens de planta ALASTRADO

 

Resultado de imagem para imagens de planta ALASTRADO

 

Resultado de imagem para imagens de planta ALASTRADO

 

Resultado de imagem para imagens de planta ALASTRADO

 

Resultado de imagem para imagens de planta ALASTRADO

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/05/lajeiro-clerisvaldob.html

Um comentário:

  1. Parabéns caríssimo escritor Clerisvaldo B Chagas. Este seu trabalho de pesquisa sobre a fauna e flora do sertão é um apanhado sem precedente para os anais histórico, geográfico e cultural de nosso sertão.

    ResponderExcluir