terça-feira, 4 de maio de 2021

 

PERDIDOS NA CAATINGA

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de maio de 2021

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.526




Estávamos perdidos na caatinga. Alto Sertão de São José da Tapera, região do sítio Cacimba Cercada. O jipe amarelão passou de funcionar, o anoitecer chegava rápido e, para complicar as coisas uma bela chuvarada começou a cair. O que fazer? Nós, os três pesquisadores do IBGE, ficamos dentro do veículo enquanto a chuva caía e o tempo ia escurecendo. Como a água do céu não parava, resolvemos apelar para o veículo com chuva e tudo.  Aguaceiro no lombo, saímos empurrando o danado que pegou logo adiante. Muita alegria. Mas por onde seguir? Não sabíamos, apenas seguimos a sugestão do ditado sertanejo: “vamos no giro da venta”. E saímos rodando na vegetação mais aberta. Os embornais estavam praticamente vazios de víveres.

O amarelão continuou roncando pela caatinga guiado ora por Antônio Amâncio, ora por Antônio Moisés. A minha parte de aprendiz eu só queria exercê-la nas longas estradas empoeiradas da Tapera. Sempre no giro da venta, já passava mais de meia hora das Ave Marias quando nos deparamos com uma iluminação a candeeiro numa casa de tijolos, alta, simples e sem reboco. “Estávamos salvos”, pensamos. Na porta alta de três robustos degraus, um homem agradável, galego, parecia nos esperar. Naquela hora, qualquer som na caatinga é ouvido à distância... Estacionamos no terreiro, desligamos a chave do bicho e nos dirigimos ao galego que aguardava bem tranquilo no alto dos batentes. Todos nós conhecíamos os costumes matutos. Cumprimentamos normalmente, nos identificamos, falamos da nossa missão, amplamente divulgada pelos meios de comunicações e reconhecemos que estávamos perdidos.

O galego nos recebeu muito bem, mandou preparar um ribacão para nós (era apenas o que havia para comer) e indicou um riacho com bastante água, a uns cem metros da residência. Havia parado de chover e fomos tirar o enfado em um magnífico banho de riacho. Vestimos roupas limpas e secas e retornamos à casa do homem que tinha a profissão de carreiro. A fome estava grande, “entramos” no ribacão como quem dormira amarrado. O ribacão é uma comida grosseira feita com feijão, arroz, alguns ingredientes, sem carne. Comemos que só um bispo! Barrigas cheias, dormimos no chão, mas abrigados da frieza, da chuva e dos perigos da noite.

Ô meu Sertão, meu Sertãozinho! Orgulho em ser sertanejo nordestino!

RIBACÃO (Institucional > Receita Interna)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2021/05/perdidosna-caatinga-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário