segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

 

MARACANÃ

Clerisvaldo B. Chagas, 18 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.643




 

O Largo do Maracanã, apesar de ter perdido o símbolo que originou o seu nome – Churrascaria Maracanã – continua aceso e forte com suas sete bocas. É o centro do grande Bairro Camoxinga e o lugar mais pronunciado da cidade. É centro conversor e dispersor de sete ruas, aqui chamadas de bocas. Rua Maria Gaia, Pedro Gaia, Santa Sofia, Pedro Brandão, Pancrácio Rocha 1, Pancrácio Rocha 2 (BR-316) e a pequena via murada que acompanha a BR. Possui apenas um semáforo e mais nada e que às vezes quebra e da dor de cabeça até em cabeça de prego. Ali é caso de qualquer coisa da engenharia moderna que pudesse resolver definitivamente o problema. Uma obra federal. Entre 18 e 19 horas aquilo vira uma loucura de veículos e gente a pé para caminhadas, compras nas padarias, farmácias e posto de gasolina.

Clima Bom, Barragem, Lajeiro Grande, Baraúna, São José e Camoxinga, são bairros que convergem e divergem do Largo do Maracanã. A antiga Churrascaria transformou-se em clínica médica, mas o lugar não deixa de ser Maracanã, pequena ave parente do papagaio. Ali na esquina da Rua Santa Sofia, na BR-316, bem defronte a uma farmácia, naturalmente as pessoas aguardam transporte para o Oeste do Sertão: Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco e até mesmo para o Canapi e o extremo do estado. Todas às tardinhas têm caminhadas dali ao DENIT ou até a Barragem, caminhadas estas, arriscadíssimas porque acontecem no leito da pista em disputa com os variados tipos de veículos. O lusco-fusco aumenta o perigo, porém os caminhantes não se dão conta de uma tragédia anunciada.

O Largo do Maracanã é sempre um protagonista de Santana do Ipanema. Vez em quando, uma pequena feira improvisada no terreno onde era o antigo posto de gasolina, faz a alegria das donas de casa com a venda de macaxeira, milho, tapioca, banana e outros produtos frescos vindos da roça. O Largo é ponto predileto para comício de políticos em épocas de eleição. Dizia um antigo delegado de polícia: “De dez ocorrência em Santana, nove são relativas ao Maracanã”. O local está para sempre marcado na terrinha, mas é bom que se diga, com seu grande movimento e pequeno comércio popular o Largo nunca foi elite no Bairro Camoxinga, possui os seus próprios personagens e faz circular dinheiro todos os santos Dias.

Maracanã, um logotipo imorredouro.

LARGO DO MARACANÃ EM DIA FERIADO: (FOTO: B. CHAGAS).

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/maracana-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário