domingo, 16 de janeiro de 2022

 

TOCAIAS PEDE SOCORRO

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de janeiro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.642






Ontem (domingo), foi realizada às quatro da madrugada, uma caminhada da igreja de São Cristóvão até a Igrejinha das Tocaias, defronte a Reserva Tocaia, além do Bairro Floresta. Uma verdadeira multidão, liderada por Maria José Lírio, zeladora da igrejinha, deixou a Matriz de São Cristóvão com os primeiros raios da aurora conduzindo em charola a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Além da multidão, havia carro-de-som e ambulância em direção aos confins da Floresta. A igrejinha das Tocaias, localiza-se no início da zona rural e seu pequeno terreno foi cedido pelo proprietário da Reserva Tocaia e da Fazenda Coqueiros, o agrônomo, Albertinho Agra. Entretanto ainda não foi oficializado.

A Zeladora da citada igrejinha pede socorro para reconstrução da calçada alta que foi destruída pelas últimas chuvas.  Além disso, se for feita a doação oficial do terreno (documento em cartório), a igrejinha poderá ser incorporada ao patrimônio da Paróquia de São Cristóvão.  Enquanto isso a ermida encontra-se impossibilitada de restauração e reforma, entregue apenas às mãos de uma pessoa que pede socorro à coletividade visando melhorias onde já houve tantas novenas, fontes de promessas e inúmeras graças alcançada com seu mentor, São Manoel da Paciência. Sua história foi resgatada pelo escritor Clerisvaldo B. Chagas, vencendo o tempo que separa a escravidão quando se deu ali uma emboscada onde foi morta uma senhora. A igrejinha se desenvolveu a partir de uma Santa Cruz de beira de estrada.

Apelamos para a sensibilidade do Secretário da Educação e Meio Ambiente, Jorge Santana; do Diretor de Cultura, Robson França; e da Prefeita Christiane Bulhões, no sentido de um “chega juntos” à luta de dona Maria José Lírio, à Rua Joel Marques, bem defronte à Pracinha do Amor. A Igrejinha das Tocaias tradição religiosa e turística necessita restaurar sua calçada alta, um amplo compartimento para ex-votos, um lugar adequado, tipo escritório para A Administração. A ridícula cerca de arame farpado e porteira que a protegem poderiam ser substituídas por coisa mais decente. Esse episódio de mais de duzentos anos da história santanense não pode ficar entregue às intempéries e ao desprezo. Vamos voltar às novenas de outrora e à seriedade das coisas sagradas da nossa terra.

A ermida das Tocaias pede socorro!  

RUMO ÀS TOCAIAS (FOTOS: MARIA JOSÉ LÍRIO). IGREJINHA (FOTO: B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/01/tocaias-pede-socorro-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário