domingo, 1 de maio de 2022

 

AMÉM, SÃO JOSÉ

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de maio de 2022



Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.694




 

Finalmente, após marchas e contramarchas, o espaço depredado da Praça das Artes, construída no governo Marcos Davi, será revigorado. Os vândalos da região destruíram o logradouro que passou a servir a ratos, baratas, mosquitos, cavalos, burros, carneiros, maconheiros e lixos colocados pelos próprios moradores, por muitos anos. O pior é que a outrora Praça das Artes, por alguns dias, é vizinha ao Posto de Saúde São José, posto de saúde este, modesto, mas muito bonito. É verdade que na onda de asfalto pelas ruas de Santana não ganhou esse benefício, porém não merece uma vizinhança desclassificada igual a que tem, não por falta de autoridade, mas pela incompreensão dos destruidores da coisa pública.

Semana passada a prefeita Christiane Bulhões emitiu ordem de serviço para reforma da Praça das Artes. Isso trouxe muita esperança para o espaço Posto de Saúde São José, sua vizinhança e todo o bairro que tem o nome do santo. Com a reforma da praça o Bairro São José consolida assim a presença pública quando a nova estrutura deverá se acoplar entre a parte alta e a parte baixa enriquecendo o trecho que já tem Corpo de Bombeiros, Justiça Federal, Posto de Saúde, escola básica de porte e DENIT. Por sinal, está havendo a festa de São José que é sempre realizada na parte alta onde está localizada a sua igreja. O Bairro São José também representa saída e entrada para o Alto Sertão com a sua vizinhança Bairro Barragem e Clima Bom.

A origem do Bairro São José vem da antiga CONHAB VELHA, na parte alta e do Conjunto Habitacional São João, na parte baixa do relevo. Foi desmembrado do grande Bairro Camoxinga, após a construção da sua igreja em uma das ruas principais, embora a principal mesmo seja a Avenida Castelo Branco onde se instala o Parque de Diversões durante os festejos ao pai de Jesus. Liga-se ao Bairro Camoxinga pela BR-316 (Pancrácio Rocha) e várias ruas paralelas. A região sempre representou muito mais lugares habitacionais de que propriamente comércio. Este ainda é insípido e falta até o básico como farmácia, açougues e muito mais.  Portanto, a praça que será reformada com disponibilidade de cerca de 600,000 reais, poderá trazer novos aspectos para o entorno do bairro. Feita a praça, divulgaremos a foto da obra.

PRAÇA DAS ARTES, DEPREDADA, HOJE. (FOTO: B. CHAGAS).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/amem-sao-jose-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário