domingo, 15 de maio de 2022

 

OS ARTISTAS DA PEDRA

Clerisvaldo B. Chagas, 16 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.702



Ficamos admirando mais uma vez a cerca de pedra da figura, copiar colar. Uma arte praticada por vários escravos negros, denominados mestres. Essa arte tão admirável foi passando para alguns descendentes quilombolas chegando até os nossos dias e repassando também para outros tipos humanos de mestres, atualmente sumidos do mercado. Veio a cerca de pedra do tempo em que não havia cercas de arame farpado e, depois, mesmo com o arame de farpas, a abundância de pedra no local, a mão-de-obra disponível, a segurança e a economia, permitiram que surgissem esse tipo de cercado em variadíssimos recantos nordestinos. Sua altura está entre o peito e o pescoço de um adulto em pé. As pedras são incrivelmente encaixadas e o nivelamento da superfície da cerca é admirável.

As pedras são tão bem encaixadas que só as famosas pirâmides do Egito. Verdadeira obra-de-arte. Até animais maiores do que lagartixas não encontram como fazer morada onde não existe espaço para isso. Aí vem à lembrança de cerca de pedra existente em Santana do Ipanema, no lugar Barragem, no sítio Laje dos Frade  (município de Poço das Trincheiras) e mesmo na Fazenda Coqueiros, Reserva Tocaia e nos limites da Igrejinha das Tocaias, ainda em Santana do Ipanema. Não tem cimento, areia, barro ou outro material, apenas pedras e mais pedras encaixadas maravilhosamente umas nas outras. A longevidade dessas obras, como já vimos, é coisa para muitos séculos. Mais informações sobre elas permitirão a um guia embalar o turista no Sertão do Nordeste.

Ficamos encantados com a visita a Laje dos Frade, onde uma cerca de pedra limita um lajeiro enorme, cuja centro côncavo, acumula tanta água tal um barreiro. Lugar muito agradável, água límpida, recanto para lazer, descanso e até dormidas às sombras de árvores que se debruçam na cerca de pedra de fora para dentro. Uma felicidade permanente para a família de agricultores, logo por trás de casa.

Atualmente o homem procura compensar as cercas de madeira proveniente das devastações, com estacas de cimento. Outros usam menos estacas e arame liso em cerca eletrificada.

Sertão estudado surpreende.

CERCA DE PEDRA DELIMITANDO A IGREJINHA DAS TOCAIAS (FOTO: ARQUIVO/ B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/os-artistas-da-pedra-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário