quarta-feira, 18 de maio de 2022

 

REVENDO SÍTIO E RUA

Clerisvaldo B. Chagas, 19 de maio de 2022.

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.703

 



Após à visita ao sítio Tocaias, ficamos a contemplar a mais antiga rua do Bairro Paulo Ferreira (Floresta). Muitas casas já de fachadas modernizadas, apesar da humildade dos seus moradores. Ganhou creche e ginásio de esportes e continua pavimentada com paralelepípedos. É a mais antiga rua do bairro e a principal da parte baixa. Tem o nome de Joel Marques que foi um dos prefeitos de Santana do Ipanema. A rua Joel Marques tem início logo após a ponte sobre a foz do riacho Salgadinho, riacho esse que divide o bairro Floresta com o Bairro Domingos Acácio. É uma rua muito comprida e reta até chegar ao final onde existe uma bifurcação. A da esquerda segue pela parte mais baixa do relevo, vai formando a estrada antiga das Tocaias e vai sair no riacho João Gomes, via Igrejinha das Tocaias. A da direita sobe até as faldas da serra Aguda e continua até o riacho João Gomes, mais acima, onde está sendo construída a maior barragem do município

A parte do lado esquerdo da rua de quem vai para o João Gomes, tem ao fundo do casario, o riacho salgadinho, afluente do rio Ipanema. Seu trajeto é curto e tem as nascentes dentro da Reserva Tocaia. Mesmo assim, dava um trabalho danado antes da construção da ponte pelo prefeito Adeildo Nepomuceno Marques e ampliada pelo prefeito Isnaldo Bulhões. Tanto a rua citada quanto o bairro inteiro, tiveram suas ocupações principalmente pelos que chegavam da zona rural e encontravam terras mais baratas, a exemplo de antes no Bairro Camoxinga.

Atualmente quem segue pela Rua Joel Marques e entra pela antiga estrada das Tocaias, caso vá somente até à Igrejinha ou até a Reserva que fica defronte, ainda pode seguir devagar de automóvel. Quem quer seguir, porém, até o riacho João Gomes, só a pé ou a cavalo. Tem que subir pela estrada mais moderna que passa no sopé da serra Aguda. Caso venha a ser construída a imagem planejada pelo saudoso prefeito Isnaldo Bulhões na serra Aguda, também a região baixa da Floresta, poderá ser incorporada aos avanços que chegarão através do turismo religioso incorporando a Igrejinha das Tocaias e a Reserva Tocaia, pontos de alto prestígio para os santanenses.

Minha visita e pesquisas na área com o escritor João Neto Félix Mendes, fizeram atrasar às crônicas costumeiras. Vênia!  

 

ENTARDECER NA ESTRADA DAS TOCAIAS (FOTO: B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/revendo-sitio-e-rua-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário