terça-feira, 31 de maio de 2022

 

VERA CRUZ

Clerisvaldo B. Chagas, 1 de junho de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.709

 

A Farmácia Vera Cruz, pertencente ao ex-pracinha e saudoso Alberto Nepomuceno Agra, era uma das mais antigas de Santana do Ipanema. Seu estoque atualizado e qualidade no atendimento sempre foram itens importantes no status Vera Cruz. Mas havia três coisas extras que nos chamavam atenção: o brinde anual de um almanaque, o quadro na parede mostrando a porta estreita e a porta larga e a balança permanente à porta de entrada. Qualquer pessoa passante na calçada – e não somente fregueses – podia verificar o seu peso gratuitamente. E como era importante a balança para aqueles que estavam querendo ganhar peso ou perdê-lo. Um objeto tão relevante para quem dele precisa e indiferente para outros. Quanto a marca da balança, esquecemos de anotar.

Ultimamente, tanto em Maceió quanto em Santana do Ipanema, não encontramos balanças nas entradas das farmácias. Quando você precisa de uma e indaga sobre ela, a resposta é que tem lá dentro, nos fundos do estabelecimento. Outros lugares dizem que não dispõem deste serviço. Se quiser balança, que procure comprar essas de banheiro, vendidas ali mesmo no balcão. Algumas farmácias atendem tão mal que o cliente tem vontade de deixar tudo pra lá e sair em busca de outra. Mas muitas vezes o cansaço e a distancia de um ponto a outro, faz esse cliente sofrer o constrangimento, mesmo querendo comprar e pagar. Enquanto a novela é atualizada por alguns funcionários, o usuário fica a “ver navios”, prateleiras lotadas e atendimento zero.

Mas voltando à Farmácia Vera Cruz. Cumprida a sua missão, Alberto fez a sua passagem. Sua farmácia atualmente está em outras mãos. Andando pelo comércio de Santana, precisei verificar o peso, pois andava buscando uns quilinhos a mais. Lembrei-me da antiga Vera Cruz e fui saber se ainda existia ali uma balança à disposição da clientela e dos passantes. Supimpa! Lá estava ela no lugar costumeiro, logo na entrada. E como manda a boa educação, um pedido de licença e anotação do peso na cabeça.

Quanto vale uma boa prestação de serviço!

O quadro que indicava a porta estreita e a porta larga, pode não existir mais. Os brindes de almanaques de final de ano podem ter sido desatualizados, mas a balança continua prestando ótimos serviços para quem dela necessita.

Para quem precisa, quanto vale uma balança!

BALANÇA. (FOTO: MERCADO LIVRE).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/veracruz-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário