sexta-feira, 20 de maio de 2022

 

CHOCHA BUNDA

Clerisvaldo B Chagas, 20 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.704

 



Choveu bem nesta sexta no Sertão de Alagoas. Em Santana do Ipanema, céu de cambraia e chuva mansa quase o dia todo. Na rua, as pessoas comentavam: “Muito feijão-de-corda por aí”. E de fato, muito feijão-de-corda apareceu nas feiras e em lugares diversos da cidade como o Maracanã e a ponte General Batista Tubino. De onde veio tanto feijão desse tipo, também chamado feijão-verde? Seria da irrigação Sergipe/Petrolina? Não, não senhor, veio da nossa área mesmo porque o povo plantou na hora certa e teve sua colheita garantida. Imagina agora com mais benefícios das chuvas de maio para toda a Agricultura!

O feijão-de-corda que algumas pessoas acham que é um feijão fraco, é altamente medicinal e riquíssimo em nutrientes. Portanto não faz sentido ser chamado pelo próprio sertanejo de “chocha-bunda”. Olhe seus benefícios vitaminas K, C, A, é rico em proteínas, fibras solúveis, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Nenhum colesterol e gordura e baixas calorias. Benefícios à saúde: bom para o diabetes; bom para a saúde cardiovascular; benefício para os ossos; para a circulação sanguínea; ótimo para gravidez e pressão.

Além de tudo, é saboroso puro, tropeiro, com arroz, com carne, café, seja lá com o que for, sem tirar o pico do interesse do feijão-de-corda com galinha de capoeira ou galinha velha. Encontramos nos restaurantes típicos, na zona rural e em todos os lares de nossas cidades interioranas.

Em nossa cidade mesmo, tem um restaurante no lugar Maracanã com o nome de “Restaurante Feijão Verde”, sendo muitas as opções de acompanhamento. Não estamos receitando nenhum alimento para os nossos leitores e leitoras, mas simplesmente decantando as maravilhas de um alimento que deixa o sertanejo feliz, de barriga cheia. Então por que se dizer que o nosso querido feijão de-corda é chocha-bunda?! Pode ser aumentar a bunda de tantos nutrientes, mas nunca chochar a bunda. Falar nisso, nem sabemos o preço do produto na sua cidade, estado ou região, mas aqui em Santana do Ipanema é considerado caro por estar sendo oferecido a 8,00 o litro.

Vamos ao feijão-de-corda, gente!

ROÇA DE FEIJÃO-DE-CORDA (INTERNET).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/chochabunda-clerisvaldob-chagas-20-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário