terça-feira, 24 de maio de 2022

 

MEL BOM, FERRÃO RUIM

Clerisvaldo B. Chagas, 25 de maio de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.706

 




Sentado na área interna da casa, vejo o Sol evoluindo nas horas ou a chuva caindo mansa, ora encorpada tamborilando o teto e lavando o chão. Levanto a vista para a caixa-d’água altíssima do vizinho e me surpreendo com o que vejo. Nada mais do que um enxu gigante pendurado naquelas alturas. E para quem não sabe, enxu no Sertão, também é chamado inxu, é uma colmeia de qualquer abelha. As danadinhas trabalhadeiras fizeram o enxu aproveitando um fio pendurado que desce da caixa. Não dá para vê se a estrutura também está colada à parede por cima do fio ou não. Estar ali o pacote: vertical em forma cilíndrica, enfrentando sol e chuva sem nenhuma alteração. Também não sei dizer que material é aquele utilizado por elas, as abelhas, olhando de longe parece barro.

Não sei se essas fabricantes de mel têm ferrão ou não têm. Também nem quero saber a qual gênero pertence o enxame. Deixemos as bichinhas quieta no labor animal. E se um mal-informado for brincar com abelhas, pode ser atacado e fazê-las atacar a vizinhança, aí o diabo se solta. Quantas pessoas não já morreram no Brasil vítimas de picadas desses insetos! Sim podem ser abelhas sem ferrão, mas você não quer ir perguntar a elas, quer? E naquelas alturas da caixa-d’água, só o cão vai lá e ainda leva o Corpo de Bombeiros que é quem sabe lidar com essas coisas. Diz o matuto “que não se deve futucar o cão com vara curta”; e ali não é o cão, mas é abelha, cabra “véi”. Quem vai encarar ferroadas nos olhos, nos braços... Na bunda!

O mel é um dos alimentos mais completos do mundo e ajudou a salvar muitas pessoas da fome, nas caatingas das secas de outrora. Mas não se pode esquecer que a abelha braba ainda é parente da vespa e da formiga. É considerado um inseto útil, mas não vale mexer com ele. Pelo que sei, não estamos na seca, não estamos com fome em busca de mel, não temos experiência em mexer com abelhas, nem o vizinho quer uma guerra contra tantas guerreiras. Hummm... Diz os mais velhos: “Não devemos mexer com quem está quieto”. Em breve as abelhas completarão a tarefa na caixa-d’água e irão embora na paz da Natureza.

Será que o amigo ou amiga, concorda?

Estamos de olho no ferrão e no mel.

ENXU (FOTO: B. CHAGAS).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/05/melbom-ferrao-ruim-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário