sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

 

ENTROU A SEMENTEIRA

Clerisvaldo B. Chagas, 17 de janeiro de 2025

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.170

 

 



A antiga Estação Experimental Sementeira, da década 1920 e que, segundo conversas, foi transformada em Reserva Ecológica, revolucionou a Agricultura alagoana na época. Tendo como dirigente o agrônomo Otávio Cabral, formado nos Estado Unidos, ali foi implantado o algodão, mostrado novas técnica da Agricultura, a implantação do arado de aiveca, cercas com estacas e arame farpado e tantas e tantas novidades para a época que cerca de 200 cavaleiros do campo, vieram do estado vizinho, município de Águas Belas para uma apreciação formal dessas novidades que influenciaram a Agricultura de todo o Nordeste. Essas informações iniciais vieram a lume pelos escritos do santanense Tadeu Rocha que era filho do coronel Manoel Rodrigues da Rocha.

Mas também havia ali modos de melhorar a raça cavalar da região. A Estação Sementeira foi implantada no sítio Rural Curral do Meio II, no município de Santana do Ipanema, mas ficou tão famosa que passou ser geograficamente chamada pelos campesinos como se fosse um sítio rural independente, e tomou na sua área nome do Curral do Meio. Pois, declaramos ao povo santanense que a Sementeira foi incorporada por nós no mais novo romance deste autor: AREIA GROSSA e é resgatada entre a realidade e a ficção. No mesmo conjunto foram resgatadas outras repartições, inclusive, também como ilustração através de fotos como: O Fomento Agrícola, da Rua São Pedro, a escola Batista Acioly, o famoso Bacurau, também na Rua São Pedro, a igrejinha de São Pedro e a fábrica de calçados do senhor Elias, tudo na Rua São Pedro, além da Perfuratriz que ficava no final da Rua/Rodagem São Paulo.

Portanto, quando você for degustar o romance social AREIA GROSSA, vai ser transportado no tempo para o período santanense entre 1956-1976. E peças humanas, o autor resgatou mais de 60 pessoas que viveram na região vizinha à Rua de José Quirino, hoje, Prof. Enéas. Os personagens protagonistas e o seu entorno, têm cerca de vintes figuras fictícias. O romance e a novela se confundem muito, porém não escrevo novelas, só romances. E só quem escreve conhece bem a diferença entre os dois gêneros.

 

No mais, tudo com antes no mar de Abrantes.

Terra redonda e céu de brigadeiro.

IGREJINHA DE SÃO PEDRO (FOTO: B. CHAGAS).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2025/01/entrou-sementeira-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário