segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A RÉ PARA TRÁS DE ATAÍDE FUMEIRO

A RÉ PARA TRÁS DE ATAÍDE FUMEIRO
(Clerisvaldo B. Chagas. 6.10.2009)
Para Creusa de Ataíde e Renalvo Lira

Distribuídos pelas cidades brasileiras encontram-se indivíduos peculiares e
Interessantes. Naturalmente essas figuras são divertidas e causam imensa alegria aos seus munícipes. Alguns alcançam até fama nacional, como é o caso do Seu Luna, em Juazeiro do Norte.
Vários desses tipos de Santana do Ipanema já foram apresentados à imprensa alagoana. O amigo Ataíde é um deles. Negociante de fumo de corda na feira livre, Ataíde é uma pessoa alegre, amiga e bem-humorada. Hoje mora à margem do rio Ipanema onde curte um pomar com sua merecida aposentadoria. Ataíde anda sempre com um cassetete à mão, segundo ele, para espantar cachorros e maloqueiros. O cigarro tipo braço-de-juda, não sai da sua boca. Pois bem, há décadas, “Ataíde Fumeiro”— ricaço com o comércio do fumo arapiraquense — resolveu comprar um jipe. Foi a maior novidade! Todos queriam brincar com o feirante. Comprada a máquina, o homem partiu para os devidos aprendizados. Certa feita alguém perguntou como o nosso herói estava se saindo no volante. Resposta na íntegra de Ataíde: “Homem, estou indo bem danado, mas tem uma tal de ré pra trás que é a boba da peste!”.
Espelhando-se no caso acima, vamos vivendo, convivendo o observando os vivos. Às vezes a pessoa não é absolutamente nada. E na procura de oportunidade, consegue algum cargo de chefinho de alguma coisa. Muitas dessas oportunidades aparecem em repartições públicas manobradas pelos políticos. Ali entocado, o indivíduo depois de algum tempo, começa a colocar às unhas de fora. (Antes, nem unhas possuía). Era um cordeiro desmamado que dava pena. Agora, com a grande força do “carquinho”, acha-se no direito de perseguir, de caluniar, de desrespeitar, virando o reizinho todo poderoso da sua repartição. Os colegas de trabalho vivem desapontados, desestimulados, desanimados com aquele ditador e mateu nos calcanhares. Quer mandar mais do que o chefe que na maioria dos casos nem está sabendo desses abomináveis acontecimentos. Você conhece bem esses filhos e filhas de cobras, pois talvez esteja acontecendo com você. Aqui em Santana do Ipanema, Alagoas, vários prefeitos não conseguiram a reeleição, justamente por causa desses chicoteadores do povo. Quando o prefeito desperta para demitir, o estrago entre seus eleitores já está feito. Mas não é só em prefeituras que eles se alojam como barbeiros em casas de taipa. Em outros lugares lá estão os glutões, beberrões e caluniadores agressivos. Uns detratam em público e pedem desculpas às escondidas, outros nem desculpas pedem. São os infalíveis lambe botas dos políticos. Estão lembrados do caso da roda? Um dia a roda que transporta para cima, carrega para baixo. Novamente o filhote de cobra fica humilde, encolhe as unhas e, de cabeça baixa, vai procurar outros mandantes para novos favores. Esse espírito infeliz não procura as suas vítimas para pedir perdão. Seu carro é um atropelador de honras e dignidades, não consegue jamais dá A RÉ PARA TRÁS DE ATAÍDE FUMEIRO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2009/10/re-para-tras-de-ataide-fumeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário