domingo, 7 de fevereiro de 2010

CARTA ABERTA

CARTA ABERTA

(Clerisvaldo B. Chagas. 8.2.2002)

Geralmente o homem se educa em três fontes principais: em casa, na escola e na religião. Para o preparo da longa jornada da vida, as absolutamente seguras são as de casa e a da religião. Ambas são fundamentais porque fortalecem o espírito para não haver desvios de condutas. Os mandamentos estão nessa base moral, generalizada. Mesmo com outras palavras, os evangelhos são aplicados em nós pelos nossos pais. Acontece que muitas vezes os filhos se desviam das frases ensinadas. O vício da embriaguez é trocado pela inveja (um dos males mais perigosos para quem o cultiva). O vício de fumar é substituído pela ambição desmedida. O do jogo, pela arte de semear pedras no caminho alheio (quem coloca pedras, nelas tropeça). As drogas saem, entra a omissão calculada. E a visão bela e transparente é trocada pela máscara escura e rude que se põe em reses bravias. Às vezes o Cristo sai da boca, mas não sai do coração, porque Jesus não habita no coração negro onde não há lugar para ele. E quando sai na boca, sai como o bom vinho misturado a água da sarjeta, sem valor algum. Os túmulos caiados confundem a sociedade, mas não enganam a Deus.
Um homem a quem Jesus entrega a candeia é acompanhado pelo Divino dia e noite. Infelizes os que ousam lhes arrebatar o fogo. É melhor acompanhá-lo na humildade (irmã da sabedoria) e no reconhecimento. É fácil conhecer os condutores da luz. É só atentar às mãos os frutos da semeadura. Quem distribui flores fica com o perfume nas mãos. Todos os que irritam o justo sofrerão suas penas. O supérfluo e as vaidades artificiais não se sustentam em pé por muito tempo. “Eu farei chorar os que te aborrecem”. Ninguém deve mexer no ungido por Deus, nem com bruxarias nem com artifícios infames; assim como não se deve aproveitar da viúva correta, do inocente ou da mãe desesperada. O grande taumaturgo do Juazeiro, dizia: “meu amiguinho, se já fez não faça mais...” E os que me entregaram; e os que me caluniaram; e os que me rejeitaram... Que são mais do que os que me omitiram, dos que me discriminaram, dos que me marginalizaram? Cegos como o desprovido de Jericó, não enxergaram o manto às costas do escolhido. Quanto mais o iníquo sopra a chama de um predileto, mas ela brilha. Um a um vi tombar os que me aborreciam, Senhor, quando na vida só ajudei a expandir à luz que me confiastes.
Agradeço ao colunista Malta pela sua inspirada recepção em coluna do Portal MALTANET, a minha chegada aquele site de origem santanense. É um prazer participar de uma plêiade comprometida com o engrandecimento da terra. Os diversos colunistas que colaboram com os mais variados assuntos, vão fomentando as letras na juventude que procura e matando a sede cultural dos internautas. Escrever com orientação divina é aspergir ouro em pó na humanidade (que alguns querem transformá-lo em cobre). Ninguém pode barrar a força do vento que na terra não existe similar. Unidos por Santana, a “Rainha do Sertão” merece. Rasguemos o envelope, deixemos a CARTA ABERTA.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/02/carta-aberta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário