quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

DOMÍNIO TRESLOUCADO

DOMÍNIO TRESLOUCADO
(Clerisvaldo B. Chagas. 4.2.2010)
Afeganistão, país montanhoso (85%) da Ásia Central, é um dos mais pobres e inóspitos do mundo. Seu clima é formado de verões quentes e invernos frios, caracterizando assim o tipo continental. Além da pobreza, o país, frequentemente recebe abalos sísmicos, já incorporados como castigos naturais por aquele povo tão sofrido. Afeganistão, cuja capital é Cabul, já recebeu várias invasões desde os tempos mais antigos. Atualmente produz o ópio que abastece os países da Europa.
Dizem que a primeira derrota dos Estados Unidos foi no Vietnã. É fácil entrar em qualquer país, difícil é sair. No Vietnã foram os nativos que deram o sangue pela sua nacionalidade, derrotando o gigante do norte, apesar da alta tecnologia. Não existem mais guerras de confrontos tipo exército x exército. As guerras atuais são pulverizadas em guerrilhas, principalmente pelos invadidos. Essa estratégia foi usada por Lampião que, para sobreviver com um bando respeitável, foi obrigado a dividi-lo em subgrupos de cinco ou seis homens. A antiga União Soviética não soube se espelhar na derrota americana do Vietnã e cometeu o mesmo erro invadindo o Afeganistão em 1979. Foi a guerra de um exército preparado para outro exército e não para enfrentar a guerrilha. Conflito longe da imprensa, pouco se sabia do palco da luta. Extenuados, os soldados soviéticos retiraram-se do Afeganistão derrotados após uma briga de dez anos. Os Estados Unidos ajudaram à guerrilha, inclusive tendo Osama Bin Laden como combatente. E agora, quanto tempo faz desde a invasão do Iraque? Quantos jovens iniciando a vida foram deixar seus corpos em solo iraquiano? Os Estados Unidos continuam na política de fomentar guerras contra outras nações contrárias as suas idéias. As montanhas do Afeganistão que derrotaram os soviéticos continuam as mesmas, engolindo mais rapazes da América. Mais da metade da população daquele país fugiu para outras nações. Entretanto, não faltam guerrilheiros determinados contra os invasores. Onde os Estados Unidos buscarão motivos para novas ocupações? Na Coréia do Norte? No Irã (que ele mesmo armou anteriormente)? Na Venezuela? Quando é que esse titã vai saciar a sua sede vampiresca? Até mesmo a ajuda ao Haiti, foi fantasiada de invasão militar arrogante como se fosse um alerta para países como o Brasil, tipo: “quem manda aqui sou eu!”
É de se lamentar tanta força dirigida para o nada. Para a ambição comercial e à tola vaidade que desequilibram as mentes. Enquanto isso se acumulam problemas que parecem insolúveis como a fome no Haiti, na Ásia, na África. Roda o mundo nas leis disfarçadas de quem pode mais. E poder não é para construir. Parte do planeta vive na era espacial, muitas fatias permanecem na Pedra Lascada. Sim, talvez se não fosse o império americano fosse outro: russo, chinês, indiano ou mesmo brasileiro. Criam-se tecnologias, mas continuam as intenções de DOMÍNIO TRESLOUCADO.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/02/dominio-tresloucado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário