quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A ONU SE DEBATE

A ONU SE DEBATE

(Clerisvaldo B. Chagas. 25.2.2010)

Enquanto o pai de família trata todos os filhos por igual, é um bom pai. Quando sua atenção volta-se apenas para a minoria, a sua função de dirigente está comprometida.
A OEA foi criada após a Segunda Grande Guerra, para minorar as tensões e evitar conflitos. Afinal de contas, os homens são apontados como negros, brancos e amarelos e não simplesmente como homens, criaturas de Deus, filhos de um mesmo criador. Se existe desentendimento entre os mesmos matizes, quanto mais em cores diferentes. Além desses desencontros gerais, existem milhares de outros que nem caberiam em lista longa e caprichada. E se os desvelos iniciam dentro de casa, imaginemos os olhares enviesados das nações. É muito mais fácil haver confrontos entre os povos do que se imagina. Basta citar um dos inúmeros embates desde o início da civilização: a força romana invadindo o norte da África. Seus ataques a Cartago seguiam carregados de inveja pela prosperidade daquele povo africano. Foi ali que as mulheres cartaginesas cortaram suas tranças para transformá-las em cordas de arcos guerreiros. Atualmente a Índia já advertiu ao Brasil que são parceiros como emergentes, mas que ela continua na concorrência. Recentemente o Brasil ganhou na OMC, o caso do algodão com os Estados Unidos. Assim, as divergências entre homens e nações continuarão até o fim dos tempos, segundo anunciou a mãe do Cristo.
A ONU – Organização das Nações Unidas, procura administrar o globo com a mesma estrutura dos tempos da criação. Na teoria, foi feita para todos, na prática é para atender aos interesses dos que fazem o Conselho Permanente como Estados Unidos, Rússia, China, França... Sobretudo aos do primeiro. Mas ninguém fala nada. Foi preciso que o presidente Lula dissesse a verdade lá no México. Verdade essa que dirigente nenhum teve coragem de dizer. O representante brasileiro foi bastante corajoso no seu pronunciamento. Há muito falávamos sobre esse vício e covardia da ONU, mas as nossas palavras nem sequer chegam por lá. São muitos os ilustres do mundo. Mesmo quando dizíamos que a ordem mundial (que os livros de Geografia e História chamam de Nova Ordem Mundial) está superada. Uma ordem mais recente está surgindo e mostrou a sua face definitiva com as reuniões do G20. Dissemos também em crônica sobre o decreto de morte do G8, nessa revolução que só os desatentos não percebem.
O presidente Lula falou bonito e grosso. Muito proveitoso também seus pronunciamentos no México ao lado de Felipe Calderón. Ou a ONU amplia o seu Conselho Permanente com sangue novo ou tudo estará perdido. Depois de Lula, outros líderes mundiais ganharão coragem e falarão palavras semelhantes. Segundo o sertanejo, por onde passa um boi passa uma boiada. Por enquanto, um touro peitou o aramado carcomido. Os grandes escorregam, os emergentes fungam e A ONU SE DEBATE.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/02/onu-se-debate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário