terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CAMONGE APRENDENDO

CAMONGE APRENDENDO
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de fevereiro de 2012.

         Gosto de conversar com indivíduos inteligentes e também com pessoas humildes, gente do povo. Nessa escola da vida, vale muito o enxergar que é diferente do ver. Assim, aprendemos proveitosas lições fortemente úteis para todos os momentos da existência, ditadas pelos simples. Quando falo em inteligentes, quero me referir, aos que muito estudaram e trazem na bagagem esse conhecimento. Tive a satisfação de receber uma visita que trazia as duas coisas juntas, humildade e conhecimento. Conversamos bastante sobre todos os campos, eu ouvindo muito mais do que falando. A visita descrevia as coisas e de vez em quando me fazia uma pergunta. Como sua queda é para o misticismo, ensinamentos religiosos dominavam a sua linguagem. Entramos no catolicismo, passamos pelos ensinamentos orientais, resvalamos na rosa-cruz e demos de frente com o kardecismo. Foi aí que entramos pela tenda dos milagres, pois a cidade de Santana do Ipanema, nas últimas semanas, tem soltado tantos foguetes que deve estar enricando os fogueteiros. O visitante, então, falou sobre o padre Cícero Romão Batista, afirmando que enviara quinze milagres a ele atribuídos, à comissão que estuda o assunto para elevá-lo à santidade.
          Duas situações diferentes foram me reveladas sobre o padre Bulhões e o padre Cirilo, ambos, párocos de Santana em época passada. Sobre o padre Bulhões, religioso que dominou à cidade por quase três décadas, o cidadão falou que o sacerdote estava enciumado com a ida do povo ao Juazeiro. Recebendo um devoto com essa intenção dissera: “Você deveria pagar sua promessa por aqui. O padre Cícero é um homem igual a mim”.  Mesmo assim o romeiro viajou e contou a Cícero à conversa com Bulhões. Romão apenas respondeu: “E foi? Diga a ele que vá cuidar da pingueira que está caindo na cabeça do Coração de Jesus”. Na volta, o romeiro foi à casa do padre Bulhões e  passou-lhe o recado. Bulhões levantou-se da poltrona, sem acreditar e foi olhar o quadro na parede. Estava ali a pingueira, exatamente sobre o cocuruto de Jesus. Acho que daquele dia em diante, o conceito deve ter mudado. Quanto ao cônego Luís Cirilo, segundo o visitante, também não costumava falar bem sobre Cícero Romão. Certo dia, ao fazer a barba, notou um nódulo no pescoço. Aperreou-se, foi ao Recife. Os médicos disseram que aquilo era uma questão de cirurgia e o risco grande. Cirilo fez uma promessa com o próprio padre Cícero Romão Batista, cujo agradecimento seria todo ano rezar missa em Juazeiro. No outro dia, ao passar a mão pelo pescoço, o nódulo havia desaparecido. O cônego cumpriu a promessa, todo o ano ia ao Juazeiro celebrar u’a missa.
          Sei não. O povo mistura Camões da Literatura portuguesa com tal “Camonge”, um sábio safado do imaginário que fazia suas loucas presepadas e teria morrido aprendendo mais uma lição antes do último suspiro. Um popular teria improvisado uma brasa a guisa de vela e, ele teria dito: “É Camonge morrendo, é Camonge aprendendo”.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/02/camonge-aprendendo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário