segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

OS SANTOS E OS MILAGRES

OS SANTOS E OS MILAGRES
Clerisvaldo B. Chagas, 6  de fevereiro de 2012.

          É sabido que uma coisa puxa outra. Contemplando o trabalho de reforma que está sendo realizado na Escola Estadual Helena Braga das Chagas, vamos compreendendo a necessidade de manutenção permanente desses estabelecimentos de Ensino. Antes havia profissionais nas escolas como carpinteiros, encanadores e eletricistas, que asseguravam nessas áreas o funcionamento físico das unidades. Com o tempo passando esperava-se um melhoramento extraordinário na organização das redes escolares. O que se vê, entretanto, é o abandono dentro de décadas e décadas na rolagem do entra governo, sai governo, quando a Educação continua sendo a cacetada da vez. Ali não vamos ter direito a nenhum tipo de construção, só reforma. Pelo menos uma sala para implantação de biblioteca, serventia de alunos e moradores em geral do Bairro São José, não será construída. Imaginem uma escola central e sem biblioteca! Pedreiros e serventes continuam amontoando ninhos de pardais, desobstruindo tubos, retelhando, trocando portas e janelas que já não fecham e nem abrem para nada. Um muro enorme da escola, que foi ao chão por duas vezes, não será rebocado. Foi feito na base do chapisco e de coisa sem dono que evitou alguém ir para cadeia.
          E a Escola Estadual Padre Francisco Correia, como anda, após a queda de parte da estrutura? Construída ainda na gestão do prefeito Joaquim Ferreira, cansada de pedir socorro, veio desabar uma parte na gestão atual, quase provocando uma tragédia. O seu futuro é incerto. Matam a tradição pelo descaso e acabam de matar pela ignorância e falta de compromisso com a sociedade. Fundado em momento tão difícil para Santana do Ipanema, o Grupo Escolar Padre Francisco Correia foi a primeira escola oficial que funcionou da quinta a oitava série naquele município. Situada em lugar nobre do Bairro Monumento, a citada escola faz parte da história de Santana, onde congregou as primeiras professoras vindas da capital para educar o Sertão. O seu título não poderia melhor ter sido registrado, pois o seu patrono, além de fundador da cidade, foi seu primeiro pároco, criou lei libertária para Santana e era considerado santo pelos inúmeros milagres que realizou e foram registrados.
          A crônica, às vezes, faz como cavalo sem cabresto que foge à direção imposta pelo cavaleiro. Puxada em direção contrária, ela não quis me obedecer, deixando o opúsculo do “santo padre Francisquinho” sobre a mesa, a olhar o rumo diferente da carreira. Santana vai se desmemoriando. Ruiu a casa do padre Bulhões, desabou a igrejinha de São João e agora se esvai o antigo grupo Correia para o esgoto e o lixão do município. O descaso com a história de Santana do Ipanema, após o “Prefeito Cultura” Hélio Cabral, caminha a passos largos, patrocinado pelo poder público. O vendaval na cultura tem sido tão forte que o título desse trabalho teve seu miolo desviado. Só apelando para OS SANTOS E OS MILAGRES.
,

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/02/os-santos-e-os-milagres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário