quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O BEIJO DE MIGUEL

O BEIJO DE MIGUEL
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de fevereiro de 2012

          Houve uma época em Santana do Ipanema em que a população estava incomodada. Misterioso personagem, logo ao anoitecer, andava fazendo medo aos passantes em alguns lugares ermos de Santana. Mas a figura também tinha predileção pelas imediações da prefeitura local. A cidade estava às escuras e logo os criativos atacados pelo bicho, passaram a chamá-lo “Zorro”. Quem perambulava pela noite, sempre receava um ataque do Zorro a qualquer momento em algum lugar, em alguma baixada, em alguma esquina. Em uma daquelas noites um boêmio chamado Miguel, cujo murro era considerado um coice de mula de tão potente, passava pela calçada da prefeitura quando a assombração se manifestou. O Zorro, dentro da murada, estirou a manzorra por entre as brechas do muro e puxou fortemente a camisa de Miguel. Este, rapidamente, segurou com ambas as mãos o braço do Zorro, querendo fazê-lo passar por inteiro para fora por aquela mesma brecha onde só cabia um braço. É verdade que o Zorro não passou na marra pela fresta, porém, nunca mais ninguém deu noticia da ameaça vagabunda do indivíduo. Relevante favor o boêmio Miguel prestava aos notívagos santanenses.
          Havia na cidade, uma doida alta, forte e risonha que bebia, fumava e soltava sempre seus gritos de paz e felicidade: “Viva os noivos, senhor!”. Certa feita, o mesmo Miguel do caso acima, retornava altas horas das farras da Rua Tertuliano Nepomuceno, quando se deparou com a maluca embriagada, dormindo na calçada do Mercado de Carne. Acendendo seus instintos em direção à mulher, colocou-a sobre os ombros e desceu pelo beco mais próximo, onde com ela teve relações sexuais. Ao terminar o ato, a doida, meio acordada, meio adormecida, perguntou-lhe: “Espere, e não vai me bejar, não?” Sem o beijo pretendido, o forte boêmio novamente colocou a maluca sobre os ombros e delicadamente, deixou-a no mesmo lugar onde a encontrara.
          Em muitas situações desse país, ficamos atarantados com a ganância e os escândalos envolvendo os grandes do governo. E nesses escândalos estão sempre as verbas do povo, arrancadas de nós pela força das artimanhas e conduzidas aos bolsos fundos dos tecidos modernos. Eles são os zorros de todas às noites, pesadelos das crianças, adultos e anciãos das escolas, das previdências, dos abrigos. Continuamos suas presas porque nos falta à força e a coragem de um novo “Miguel Coice de Mula”. Todos os dias eles estupram a sociedade, com a mesma calma e determinação do segundo Miguel; fazem de nós o corpo embriagado da maluca de “Viva os noivos, senhor!”. E nós, como a própria doida falou, com a vergonha queimando pela face, sequer perguntamos pelo BEIJO DE MIGUEL.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/02/o-beijo-de-miguel.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário