segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ASSUMINDO O LUGAR



ASSUMINDO O LUGAR
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de novembro de 2012.
Crônica Nº 906

Esses movimentos religiosos com seus cantos alegres e tristes, de início de novembro, levam-me a lembrar de duas pessoas da minha infância. É interessante para o pesquisador encontrar em vários recantos desse Nordeste, gente que se destaca nas comunidades, de uma forma ou de outra. Era assim que se sobressaía Dona Maria Néris, no povoado Pedrão (é) nos cânticos do Ofício de Nossa Senhora. Povoado da, então, vila de Olho d’Água das Flores, o Pedrão não dispunha de padre permanente. Mas o sentimento católico dos seus líderes, entre eles, minha tia Delídia, fazia puxar o terço todas às noites na bela igreja branca daquele povoado. Outras vezes era o ofício de Nossa Senhora, quando a voz estridente e inconfundível de Dona Maria Néris, cobria as outras vozes na homenagem segura à Virgem Mãe de Jesus. Eram de arrepiar as estrofes que doíam nos ossos dos meninos. Dona Maria costurava enquanto o marido Antonio exercia a profissão de marceneiro, mais um seguidor de São José. Mais tarde o casal mudou-se para Santana do Ipanema, indo morar quase defronte a minha casa.
Vez em quando eu subia a calçada alta para brincar com seu filho Antonio, o qual apelidamos de “Tonho Bié”. Dona Maria Néris havia intensificado suas ações de costura e Seu Antonio não parava o serrote na madeira. Tornaram-se pessoas queridas e apreciadas na Rua Antonio Tavares. O senhor Antonio era alto, magro e atlético, homem que não media esforços em prestar seus serviços a quem o procurasse. Dona Maria Néris, sempre que encontrava oportunidades, continuava desempenhando o seu papel de católica, emprestando a sua voz. Lembro bem da sua filha Sônia que terminou casando com um rapaz de Santana. “Tonho Bié”, quando adversário de jogo de bola, no meio da rua ou nas areias do Ipanema irritava pela eficiência da sua defesa chutando de “paêta”. Já mais velho, Bié, tornou-se “rato” nas sinucas do Salão de Zé Galego. Ainda hoje estão as casas onde habitaram muitos personagens que abrilhantaram a rua da minha juventude. Várias estão em estado lastimável, guardando os segredos de uma dinâmica temporal.
O motivo desse trabalho foi mais por Seu Antonio, marceneiro, ter passado no meu sonho de ontem. Encerro meus escritos fazendo essa homenagem com a frase que citei no final do sonho, em relação a ele e ao também carpinteiro pai de Jesus: “Quando São José deixa a oficina, Seu Antonio vai ASSUMINDO O LUGAR”.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/assumindo-o-lugar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário