quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UM ENJOO CULTURAL



UM ENJOO CULTURAL
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de novembro de 2012.
Crônica Nº 902

Não sei o que procuro, mas sei que procuro alguma coisa. Com certeza não são as obras de Ésquilo, não são os clássicos de Sófocles e nem as comédias de Aristófones. Nem mesmo Eurípedes eu quero, e suas famosas produções. Jogo tudo ali, ali só tem ouro que para mim não brilha. Vai Heródoto de Helicarnasso, vai Xenofonte, vai Tucídides. A cultura se agiganta e forma um monte... Um monte “A”, um monte “B”, um monte “C” da Geografia. Será que eu estou em busca de algum acidente geográfico; uma velha montanha da Grécia, do Brasil, da China, para me dá suporte nessa noite longa? Ou será mesmo um morro sertanejo do sertão de Canudos? A História Geral que fique longe de mim; as conversas fiadas dos líderes mundiais também aborrecem tanto quanto os desfiles das letras magras desses livros chatos. A noite prossegue silenciosa e triste sem Escolas Socrática, Pitagórica... Sofista. Sabe, meu amigo, um chute bem grande numa latinha talvez indicasse o que procuro. Mas ao invés da latinha surge uma xícara. Será que seu impacto na parede fará o mesmo efeito?
O telefone toca insistente. Quem será que se atreve a falar comigo nessa hora? Deve ser alguém dos presídios, para aplicar, ou outros espertalhões do Brasil. Hã! Adivinha! Um amigo que está bebendo em um dos bares da cidade e quer me contar a última da política da minha terra. Pede mil desculpas pela hora, a língua vai enrolando com seu assunto interessante para o dia e termina falando sozinho. Mas onde era que eu estava? Sabe, parece-me chegar àquela frase da Lei do Transito que diz: “Na dúvida, não ultrapasse”. Vou desligando o velho amigo computador, arrasto a cadeira e fico longo tempo espiando para a máquina. “Na dúvida não ultrapasse”. Passo água no rosto bebo um café pequeno e vou olhar pela última vez na noite, a posição da lua. De repente entendo o que está acontecendo. E se não chuto a latinha para acordar gatos e cachorros, dou pelo menos um bicudo na orelha dos filósofos. Levo o corpo para a cama e me transporto para os braços de Morfeu. Ainda bem que não tenho relógio cuco para me atanazar.
Quatro e meia da madrugada os pardais fazem folia pelos arredores, anunciando à luz. Abro os olhos com dificuldade e me pergunto se aquilo era sono de verdade ou apenas um reles ENJOO CULTURAL.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/um-enjoo-cultural.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário