domingo, 11 de novembro de 2012

PELO AVESSO



PELO AVESSO
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de novembro de 2012.
Crônica Nº 905

Quem mora no interior tem o privilégio de respirar um ar menos poluído; de sentir e fazer parte da Natureza em suas caminhadas pelos arredores e sítios dos seus respectivos municípios; contemplar de perto inúmeros animais domésticos que a cidade grande ver apenas na televisão; subir montanhas, sentir o cheiro gostoso do mato verde e gozar de certa paz que some ao deixar o lugar. Mas quando se fala no aspecto social, da organização que hoje faz ligação direta com a vida de cada pessoa, o placar se abre contra numa tremenda goleada. Poucos benefícios sociais são implantados do interior para a capital. Continuamos como nos tempos dos bandeirantes, esperando que as novidades aconteçam e acobertem as capitais, para uma chegada longínqua e a conta-gotas pelo interior. É um bolo que não assa por igual, continuando um desenvolvimento capenga, demorado e injusto, sem atenção, sem ânimo, sem planejamento. Estamos nos referindo a todos os setores, principalmente nos que são criados para melhor qualidade de vida. Infelizmente ainda vivemos esse momento de China, quinze anos atrás.
O estado de Alagoas, por exemplo, tem um plano de Saúde chamado Ipaseal, mas não atende no interior. Como havia problemas de pagamento, os médicos deixaram o plano e os seus usuários ficaram apenas olhando para as paredes. Esse governo eliminou o pouco que restava em atendimento na cidade de Arapiraca e, atualmente, nenhum funcionário é atendido no interior do estado. Morrendo ou não, o indivíduo tem que procurar a capital, quando vai gastar o que não tem para ser atendido por dois ou três médicos com longos espaços entre os exames solicitados. Um verdadeiro massacre! Assim também são os documentos que precisam, como aposentadorias e benefícios cuja centralização funciona como falta de respeito aos nativos. A burocracia proposital nada tem a ver com falta de dinheiro, num estado em que usineiros são perdoados do imposto sobre o álcool. A origem de tudo é a ruindade mesmo, a ruindade de nascença do complexo do cão do inferno, que se desenvolve com o futuro dirigente. Infelizmente, em muitos casos Deus demora um bocado nos castigos que Dele se espera para esses monstrengos desalmados.
Geme povo alagoano, até o dia em que seus clamores consigam chegar aos céus. Nesse estado a palavra “esperança” veio PELO AVESSO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/pelo-avesso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário