quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PALMEIRA NA REVISTA



PALMEIRA NA REVISTA
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de novembro de 2012.
Crônica Nº 918
Por acaso peguei uma revista, daquelas que ficam em consultório médico e vi a reportagem. Falava sobre um projeto agrícola implantado em Palmeira dos índios para preservar as fontes naturais de água. Como já havia visto na televisão o assunto, procurei saber sobre Palmeira. “O Projeto Sombra e Água é motivo de orgulho para Alagoas. Premiado por importantes instituições, de alagoas e a nível nacional, é o reconhecimento público da diferença que se faz na vida de pessoas simples do campo, às quais passariam a uma condição de melhoria de qualidade de vida por meio da ação de quem faz a diferença”. Esse é um trecho da reportagem da revista Viver Melhor, referente ao mês de agosto de 2012. A metodologia foi concebida pela COPAVEL – Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, Paraná. Em Palmeira o projeto foi batizada como “Projeto Sombra e Água Viva”. Os métodos antigos de captação de água em nascentes que trazem problemas de saúde foram substituídos por uma técnica para dispor de água limpa diretamente para o consumo humano.
Usando algumas técnicas simples, os responsáveis fazem uma caixa d’água no lugar da nascente que fica isolada de contatos, permitindo que a fonte permaneça pura. Dizem os entendidos que apesar da simplicidade do método, a eficiência é comprovada. Dessa maneira, a orientação e implantação do método garante a qualidade da água para os que usufruem daquela fonte. O melhor é que o reconhecimento da eficácia vai permitindo expandir a metodologia através de inúmeras propriedades e sendo olhada pelos governos. A citada revista não se prolonga no tema que tanto interessa aos que vivem da terra, principalmente os donos de antigas fontes imprestáveis.
Nesse tempo de seca no Nordeste e de busca constante para melhorar o ambiente, tudo que vier de bom é lucro. O que faz pena é ver tudo destruído pelo próprio homem que desmatou e eliminou os animais selvagens. E depois de tudo destruído vamos começando do zero em diversas partes do mundo, muitas delas se tornando desertos. Na realidade, é melhor mesmo “acender uma vela de que amaldiçoar a escuridão”.
Pelo menos estava lá, no amontoado de revistas sem capas do escritório, a notícia sobre Palmeira dos Índios, agreste de Alagoas. Com as páginas caindo, peguei uma e trouxe: PALMEIRA NA REVISTA.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/palmeira-na-revista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário