quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TADEU, FLORO E OSCAR



TADEU, FLORO E OSCAR
Clerisvaldo B. Chagas, 20 de dezembro de 2012.
Crônica Nº 933

Dos escritores da primeira leva de Santana do Ipanema, releio (coisa rara) o mestre Tadeu Rocha e Floro de Araújo Melo.
Em 1951, quando eu tinha cinco anos, Tadeu lançou seu “Caderno de Geografia do Brasil” e, em 1963, brindou os leitores com a obra “Delmiro Gouveia, o Pioneiro de Paulo Afonso”, talvez sua obra mais conhecida.  É do mestre também, entre outras, “Modernismo & Regionalismo”, uma edição pujante que fala sobre os movimentos literários do Nordeste e dos insignes dessa literatura. Maceió tem interesse particular no livro do santanense que não deixa de citar movimentos da sua terra.
Floro de Araújo Melo, nascido também no tempo de Santana vila, possui várias obras publicadas, porém, gostei de certa maneira do livro “Vim para ficar”, editado no Rio de Janeiro em 1981, pela editora Borsoi. O autor conta boa parte da sua vida, e do seu sofrimento desde que deixou a sua terra para estudar em Maceió e depois no Rio de Janeiro, aonde veio a falecer. Como fonte de pesquisa, é importantíssimo para algumas áreas da Educação e clareia muito bem uma época ainda dominada pelo carrancismo familiar. Nunca pude me desfazer desse simpático livro o qual o autor me faz autógrafo carinhoso.
Minha preferência, contudo, sempre recai no meu autor santanense preferido Oscar Silva, pertencente à mesma leva dos primeiros escritores. “Fruta de Palma”, sua primeira obra publicada, me cativa pela simplicidade e modo de dizer as coisas pela boca de um homem criado com avó, combatente contra a fome, a seca e a miséria. Um guerreiro com “G” maiúsculo saído da região do riacho João Gomes para o mundo. O mundo das volantes, das revoluções, dos inúmeros e míseros ofícios, do concurso público, da Coletoria Federal, da Literatura, cujos primeiros passos entram no “Modernismo & Regionalismo” do conterrâneo Tadeu.  
Estão aí os três primeiros escritores de Santana mais conhecidos. Aqui e ali pingam crônicas deste autor que procura chamar à responsabilidade, estudantes da terra que não podem deixar no esquecimento os valores maiores de um povo. Os ventos sopraram hoje para os lados de TADEU, FLORO E OSCAR.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/14_20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário