quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ESQUINAS DA VIDA



ESQUINAS DA VIDA
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de dezembro de 2012.
Crônica Nº 932

Recente pesquisa, divulgada em sites do Brasil, dá a região Nordeste como a mais feliz de todas. Veja você, compadre, ganhamos da seca, do atraso, da pobreza, do analfabetismo e estamos felizes sim senhor. Mas o que será mesmo a felicidade perseguida? Conheço, como o amigo conhece, pessoas ricas que não entram em restaurante, bares, lanchonetes... Não têm coragem de dá uma esmola, vestir-se melhor, viajar para conhecer lugares ou pagar um café pequeno para ninguém. Será que esse tipo de gente é feliz à moda Tio Patinhas, cuja diversão era contar dinheiro? E o homem pobre, honrado, sacrificado na vida com um salário miserável e que vive sorrindo e brincando com todos, fazendo o que gosta, na medida do possível, é feliz? O cabra que tem duas ou três mulheres e ganha razoavelmente, é feliz mais do que os outros machos? O que é ser feliz para as mulheres? A multidão que assiste a um espetáculo de artista famoso é feliz?  Parece que essas perguntas não possuem respostas fáceis, mas se a pesquisa diz que o Nordeste é a região mais feliz, calculamos que existam especialistas no assunto.
Bode: Imagem Wikipédia.
Tenho alguns amigos que cismaram em viajar, recentemente, bateram pernas de Alagoas para Pernambuco e foram bater em Exu. Falaram dos espetáculos de homenagens ao Rei do Baião, dos museus que visitaram e do tanto de bode assado que comeram pelo sertão daquele estado. Um deles disse que comeu tanto bode que quase fica doente. Será que para esse a felicidade consiste em comer bode assado no sertão? Companheiros ainda falaram que após Exu, puxaram para Juazeiro do Norte, visitando lugares importantes e fazendo promessas ao padre Cícero. Quinhentos e tantos quilômetros de rodovia pela aridez nordestina, entre cidades com suas apresentações folclóricas, deixaram entusiasmados e saudosos os nossos amigos. Calculo que esses trouxeram a felicidade no embornal alagoano.  
O leitor pode contar que ainda está à procura do êxtase? Ser feliz é se sentir bem em determinado momento ou estado permanente em que o indivíduo não precisa mais nada nessa vida? Diz a nova expressão popular que “é complicado”. Mas se você souber mesmo onde mora a felicidade pode nos dizer que andamos a sua procura em todas as ESQUINAS DA VIDA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/esquinas-da-vida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário