quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ATÉ SATUBA ENTROU




ATÉ SATUBA ENTROU
Clerisvaldo B. Chagas, 6 de dezembro de 2012.
Crônica Nº 923
Canal do Sertão, obra contra a seca. Foto: Site: SantanaOxente.
A seca continua se alastrando por vários municípios de Alagoas. De uma maneira ou de outra, já se fala em 36. Enquanto isso, produtores pernambucanos que não plantaram a palma forrageira, procuram o estado vizinho do sul em busca desse tão precioso alimento. Embora seja resistente à estiagem, a palma também murcha virando o que os fazendeiros chamam de “correia”, não prestando mais para nada. O homem do campo vai fazendo desesperadamente o que pode. Às vezes a água chega em caminhões alugados pelo governo ou comprada por preço exorbitante, mas falta o alimento. O rebanho vai sumindo, caindo de fome, alegrando urubus, ornando terreiros de fazendas e estradas periféricas. Muita coisa ainda é preciso ser feita no aprendizado constante que atravessa séculos. Será que alguém ousa dizer quando estaremos preparados para enfrentar uma longa estiagem? São muitos interesses que se arrastam desde os tempos de D. Pedro II. Enquanto isso os rebanhos vão entrando nas estatísticas do encolhimento que maltratam o coração de quem tem amor aos bichos.
Satuba é um município da Grande Maceió e a cidade é separada da capital por apenas uma ladeira, denominada popularmente “Ladeira do Catolé”. Ouvi muito, nos tempos de estudante, os rasgados elogios ao manancial do riacho Catolé, quando diziam com orgulho que era a segunda melhor água da América do Sul. Normalmente chove muito bem na região litorânea, Zona da Mata e mesmo no Agreste alagoano. Causa espanto, portanto, a situação de calamidade devido à falta de chuva, naquele município. Falam que a barragem que abastece a localidade está com problema de escassez devido à falta de chuvas. E Satuba, bem ali pertinho da grande laguna de Maceió, a Mundaú, começa a ficar inquieta com uma situação nunca vivida antes. Por outro lado caiu o nível da água também no Catolé, problema que afeta o abastecimento em alguns bairros de Maceió. Para o futuro, é anunciada uma solução através de um projeto que está pronto e viabilizando recursos para iniciar as obras. Mas, enquanto isso, o couro do sapato aperta, o pano do bolso amolece e os neurônios pegam fogo.
Se a seca do Piauí já atingiu o litoral, a de Alagoas não fica atrás, chegou lá também. Voltamos ao tempo em que se dizia que nas secas do Nordeste só escapavam três coisas: padre, jumento e juiz.
Velhos e novos vereadores da região da seca discutem quantos serão nas respectivas câmaras, quanto ganharão e quantos (nos bastidores) ficarão ricos. Esqueceram à seca que vorazmente vai engolindo os municípios. ATÉ SATUBA ENTROU.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/ate-satuba-entrou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário