sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FINALMENTE



FINALMENTE
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de dezembro de 2012.
Crônica Nº 934

Depois de uma luta ferrenha para que “Lampião em Alagoas” e “Negros em Santana” viessem a lume, finalmente temos os dois livros em mãos, quentinhos, saídos do forno. Um ano de espera que tabelava com a burocracia muito mais do que o tempo dos escritos. Os autores resolvemos marcar o lançamento de ambos os livros para o dia l2 de janeiro (sábado), cujo local poderá ser o tradicional Tênis Clube Santanense.  
“Negros em Santana”, um TCC de Especialização em Geo-História transformado em livro paradidático, conta a história, até aonde os autores alcançaram, dos pretos chegados ao município de Santana do Ipanema. São citados lugares e origens da área urbana e rural como Olho d’água do Amaro, Mocambo, Laje dos Frades, Lagoa do Mijo, Alto do Tamanduá, Tapera do Jorge, Cajarana e Alto dos Negros. Figuras pretas conhecidas e a contribuição social faz com que o livro seja indispensável, uma pérola nas mãos de pesquisadores, professores estudantes de Santana do Ipanema, complementando sua História, Geografia e Sociologia regional. Livro para ser usado pelo Magistério do município, principalmente, auxiliar da História Completa de Santana do Ipanema que em breve será publicada. “Negros em Santana”, editado pela Grafpel contém cinquenta e poucas páginas e foi escrito pelos professores Clerisvaldo B. Chagas, Marcello Fausto e Pedro Pacífico V. Neto. Os dois últimos estreando no mundo literário.
“Lampião em Alagoas” é uma narrativa dos episódios “lampiônicos”, antes espalhados em livros, revistas, jornais e outras fontes, agora ordenados em ordem cronológica, que tem início em 1917, com a morte de Delmiro da Cruz Gouveia. Desse ponto e com a chegada dos Ferreira a Alagoas (1918), prossegue a narrativa até a chacina de Angicos (1938), fim de Lampião e Maria Bonita. Para quem aprecia esse tipo de leitura, não faltarão emoções da página 1 a página 468, numa edição da Grafmarques. As apresentações são do pesquisador Inácio Loiola e Silvio Bulhões, o filho de Corisco e Dadá.
A apresentação do livro acontecerá junto com os convites a partir do dia 26 próximo e o seu lançamento poderá ocorrer em inúmeras cidades nordestinas que aguardam ansiosamente esse trabalho anunciado. FINALMETE.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/finalmente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário