sexta-feira, 3 de maio de 2013

IPANEMA, TRECHOS URBANOS



IPANEMA, TRECHOS URBANOS
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de maio de 2013.
Crônica Nº 1012

ÁGUAS NEGRAS E LIXO NA FOZ DO RIACHO CAMOXINGA. (Autor).
Nesses tempos de tantas preocupações com o meio ambiente e com a qualidade de vida, lançamos um olhar ao rio periódico Ipanema. Vindo de Pernambuco o rio não passa em nenhuma cidade naquele estado, mas em Alagoas banha Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Batalha e vários povoados. Caso alguém queira protegê-lo, pelo menos da poluição, em Santana, poderá dividi-lo em seis pequenos trechos: primeiro, do Poço Grande à Barragem (parte superior); segundo, da Barragem (parte inferior) ao Poço das Mulheres; terceiro, do Poço do Juá ao Poço dos Homens; quarto, do Poço dos Homens à Passagem Molhada da Rua da Praia; quinto, da Passagem Molhada ao Poço do Escondidinho, e último, do Escondidinho até as Cachoeiras.
Todos os trechos trazem seus problemas comuns que afetam o rio e a população de ambas às margens. O primeiro está às voltas com aterramento, lixo e esgotos. O segundo com lixo, esgotos, currais, matadouro do município e fossa do antigo hospital Arsênio Moreira. O terceiro (pior) com lixo, esgotos, tanto do comércio quanto dos fornecidos pelos riachos Salgadinho e Camoxinga e, de óleos originários de postos de gasolina. Quarto com lixo e esgotos. Quinto com lixo e esgotos e, sexto com todos os resíduos dos outros.
A divisão do rio Ipanema em trechos, na sua parte urbana, é apenas uma forma didática que facilitaria o combate aos fatores de muitas doenças provocadas por mosquitos, ratos, baratas e lacraus. O criatório à solta ainda é permitido, quando porcos, aves, bovinos e muares colaboram com a sujeira que prolifera no “Pai de Santana”. Existem tantas organizações civis na cidade, mas não ouvimos nenhum pronunciamento em defesa da corrente de água doce. Enquanto isso padarias vão comprando os restos da caatinga sem notícia nenhuma de fiscalização por perto. Secretaria de meio ambiente da gestão passada, era só no papel e o IMA fica muito distante de Santana. Socorro para o IPANEMA, TRECHOS URBANOS!





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/ipanema-trechos-urbanos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário