segunda-feira, 27 de maio de 2013

VAI CHEGANDO JUÍZO





VAI CHEGANDO JUÍZO
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de maio de 2013.
Crônica Nº1022
Foto: (AP).

Várias vezes comentamos aqui sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Essa formação guerrilheira de inspiração comunista para a reforma agrária teve início em 1964, arrastando-se como lagarto até os presentes dias. Depois desse período, o movimento ainda carrega a dor para o povo colombiano, refletida em mortes e sequestros. Com o início das negociações há seis meses, abria-se a perspectiva de uma solução que pudesse pacificar esse espetacular território, afastando de vez à sombra do fuzil. Pelo visto, entremeado pela desconfiança entre rivais, já ouve significativo avanço em acordo que poderá ainda melhor ser embasado. Governo e Farc tocam na ferida crucial da reforma agrária, parecendo haver sensibilidade em ambos os lados. Querendo mostrar força nas mesas de negociações, entretanto, continuam os atos radicais nas selvas da Colômbia, onde as folhas nativas são cortadas à bala e o sangue ainda jorra pelos córregos das fronteiras. Ninguém espere que tudo seja resolvido de uma vez nas mesas de negociações. Concluído o acordo, muitas arestas ainda deverão ser aparadas ao longo do tempo, pois ferida grande leva décadas para cicatrização, mesmo assim ainda deixam suas marcas.  
     “Também houve consenso sobre programas de desenvolvimento com enfoque territorial, infraestrutura e melhoria das terras, desenvolvimento social, saúde, educação, habitação, erradicação da pobreza, estímulo à produção agrícola e à economia de solidariedade e cooperação, assistência técnica, subsídios, empréstimos, geração de renda, marketing, formalização do trabalho, alimentos e políticas de nutrição”.
Nos meios das negociações além das questões agrícolas, a participação na vida política, à luta contra o tráfico de drogas, as compensações às vítimas, estão em pauta. Afinal, sucumbiram mais de cem mil pessoas e milhões foram deslocadas para diversos lugares. É lógico que alguns países ficarão tristes com o fim do conflito, porém, muitos se alegrarão e partirão para investir na Colômbia pacificada. Os Estados Unidos mesmo que sempre estiveram apoiando o governo deverá firmar mais o pé nesse território que por certo não será nada agradável para os seguidores chavistas da região. A Colômbia, uma força econômica expressiva na América do Sul, poderá partir para uma era de desenvolvimento jamais visto. Tudo vai depender da habilidade dos seus dirigentes. Lá longe, na boca do túnel, VAI CHEGANDO JUÍZO.












Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/vai-chegando-juizo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário