terça-feira, 21 de maio de 2013

OS GRANDES FILÓSOFOS



OS GRANDES FILÓSOFOS
Clerisvaldo B. Chagas, 20/21 de maio de 2013
Crônica Nº 1020

Na minha terra, na década de sessenta, havia um sujeito autodidata que aprendera francês. Não tinha quem aguentasse tanta besteira daquele indivíduo, pelas ruas. Muitos fugiam ao avistá-lo por perto. Apareceu outro semelhante, mas esse era sobre gramática com ênfase para a colocação de pronomes. Muito pior do que esses dois foi o que encontrei ontem no comércio. Mostrava sua sabedoria numa sala de espera e ninguém ousava falar nada. Quando a moça pediu meu nome e profissão, o cabra vestindo linho branco óculos de aros finos, disse: ”Ah, se o senhor é professor por certo conhece Erasmo de Rotterdã, Giordano Bruno, Rafael Sânzio. Tenho certeza que já leu sobre Thomas Morus, Tirso de Molina, Copérnico... Gil Vicente. O senhor mesmo tem cara de filósofo, quem sabe... Um São Tomás de Aquino! Gosta das tiradas de Maquiavel? O que o senhor acha dos Bourbon? Fiz que não ouvi nada daquilo, queria apenas que o pernóstico deixasse que a senhorita preparasse a minha ficha para encaminhamento. Senti que outras pessoas queriam uma resposta ou várias para matar o homem. Voltei-me, então, quando ele me fez a última pergunta: O senhor conhece Stálin?”.
Amigo, nunca ouvi falar nessas pessoas citadas pelo senhor. Tenho meus autores prediletos. E sem dar a ele oportunidade de resposta indaguei: “Conheceu o grande filósofo Duda Bagnani? E Leonel Bagnani, seu irmão? O senhor já leu Giramundo? Propício, o doido? Leu a saga dos irmãos Poni e Agissé? Sabe quem foi o rei da música Banda Mel? Por certo conhece Alegria Alegria e deve ter lido as obras de Oliveira, Teresão, Vardo, Popota e João Barrão. Como estar vendo, a minha área de conhecimento não bate com a sua. Com licença”. Todos os nomes que falei são de malucos ou personagens folclóricos do meu interior. O homem ficou atarantado, mas não desistiu. Perguntou-me onde encontrar essas obras tão preciosas. Virei-me e respondi: “Pesquise na Internet na página ‘Negão do Posto’, tem tudo. Da entrada do elevador, espiei por cima dos ombros. O sujeito estava lá, espalmando as mãos como quem pergunta: E agora? Bem, pelo menos os populares meus conhecidos me salvaram pelo gongo. OS GRANDES FILÓSOFOS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/05/os-grandes-filosofos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário