segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CARDEAL TEMPESTA



CARDEAL TEMPESTA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1120

CARDEAL ORANI TEMPESTA . Foto: (Blog do Camarotti).
Devido a importância da criação do primeiro cardeal brasileiro do pontificado de Francisco, abrimos espaço para a opinião abalizada de Gerson Camarotti, apresentada no Blog do Camarotti, no G1.
“O caráter conciliador é o principal traço do perfil de dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, cuja nomeação para cardeal foi anunciada neste domingo pelo Papa Francisco, com quem tem estreita relação.
Antes mesmo da eleição do Papa Francisco, dom Orani já demonstrava ter um estilo semelhante ao do pontífice, na época em que Jorge Mario Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires: o de sair do palácio episcopal para ir às ruas. No Rio de Janeiro, Dom Orani sempre visitou morros e comunidades pobres, mesmo quando havia ameaças do narcotráfico.
Na Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, no Rio, chamou muito a atenção a sintonia entre o Papa e dom Orani, anfitrião do evento. Isso fortaleceu ainda mais a relação pessoal entre eles.
Dom Orani também empresta um caráter nacional à condição de cardeal brasileiro – antes de ser arcebispo do Rio de Janeiro, foi bispo em São José do Preto (SP) e arcebispo em Belém. É um dos bispos que mais trata da questão amazônica. Foi dele a iniciativa de propor a Amazônia como tema da Campanha da Fraternidade, em 2007, única vez em que o lançamento do evento ocorreu fora de Brasília (em Belém).
Além disso, é um homem de comunicação – administrou a TV Nazaré e foi presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB –, qualidade considerada fundamental no momento em que a Igreja Católica se empenha em recuperar fieis”.
A indicação do Papa Francisco, portanto, deve ser motivo de orgulho para o Brasil e é claro que esperamos muito do novo cardeal. Em um tempo em que o ter estar valendo mais do que o ser, o povo católico do Brasil vai identificar-se muito com o CARDEAL TEMPESTA.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/01/cardeal-tempesta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário