domingo, 5 de janeiro de 2014

LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS



LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Clerisvaldo B. Chagas, 06 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1117

PALMEIRA DOS ÍNDIOS.  Foto: rafaelarielrodrigo.blogspot.com
Repousando nos bons ares agrestinos, Palmeira dos Índios sentia ali perto o bafo quente do sertão. Produzindo cereais e letras como sede do bispado, estava circundada por escarpas importantes que davam acesso ao planalto de Garanhuns. A famosíssima serra das Pias era uma das que lhes emprestavam umidade que suspirava em suas terras. Com aspecto de pequena capital, o admirado núcleo não estava isento do perigo. Talvez, não o perigo vindo da serrania, das divisas com o velho Pernambuco, mas sim do sertão queimado percorrido pelas alpercatas cangaceiras. Foi assim que a cidade xucuru, a Princesa do Agreste, sentiu o arrepio do medo invasor de Lampião, em 1926, quando o bandoleiro invadiu e dominou a indefesa vila de Olho d’Água das Flores, município de Santana do Ipanema. Sem nenhum aparato bélico, Palmeira estava assanhada com a notícia trazida pelo caixeiro-viajante Meira, traumatizado por ter visto o próprio satanás Virgolino queimar-lhe o automóvel e deixá-lo (a ele, Meira) escapar por um triz. O apelo desesperador ao governo do estado pareceu não produzir nenhum efeito sobre o povo palmeirense. Mas, para alívio geral posterior, Virgolino não invadiu Palmeira dos Índios pela sua estratégia individual.
Eis que no dia 31 de julho de 1938, doze anos depois, a própria multidão apavorada de 1926, reúne-se à Praça da Independência para recepcionar o ladrão, assaltante, estuprador, torturador, assassino e bandido Lampião. O povaréu agora aguardava com ansiedade a cabeça do bandoleiro, da sua amásia Maria Bonita e mais as de nove sequazes abatidos em Sergipe, na Fazenda Angicos. E como carnificina era lugar de açougue, foi mesmo defronte o açougue que a comitiva vinda de Piranhas e Santana do Ipanema, estacionou para exibir os seus troféus.
Como o destaque das cabeças foi para o cangaceiro Luiz Pedro, admirada como bela cabeça de macho, Lampião, mesmo só com a sua e sem beleza ainda provocou u’a morte na cidade: a do carregador Pedro Índio que fora auxiliar os policiais na exibição macabra e levara um corte em uma das latas onde se encontrava uma cabeça com álcool e formol. Do corte na lata, morreu Pedro Índio após a continuação da caravana horripilante rumo a Maceió. Lampião e Maria Bonita foram de caminhão. Os nove cabras foram de trem no outro dia, num luxo derradeiro à morada eterna.
Após o zum-zum-zum, todos voltaram às suas casas. Foi assim que passou LAMPIÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/01/lampiao-em-palmeira-dos-indios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário