quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

GUARDIÕES VÃO AO PARAÍSO



GUARDIÕES VÃO AO PARAÍSO
Por Clerisvaldo B. Chagas, 3 de janeiro de 2013
Crônica Nº 1115

Após exaustivo trabalho no inferno de lixo, entulho, cercas de arame, águas negras de fossas, avanço de construções e pocilgas no leito do rio Ipanema, riachos Salgadinho, Camoxinga e Salobinho (onde estão a Vigilância Sanitária e a Defesa Civil?), os guardiões tomaram novo rumo. O destino agora era o paraíso do rio Ipanema, trecho urbano, entre dois a três quilômetros do centro. Menos de um por cento do povo santanense conhece o lugar, ali após o Bebedouro, um pouco abaixo da foz do riacho Bode.
O lugar é chamado Cachoeiras e poderia ser usado para passeios instrutivos e de lazer para todas as escolas de Santana e aberto ao turismo controlado. As Cachoeiras representam um quilômetro ao longo do rio tomando toda a sua largura. É um sem fim de pedras torneadas, malocas, recantos, craibeiras, flores selvagens, poços escondidos e inúmeras espécies vegetais que vão desde a erva mais simples às árvores de porte, passando por cactáceas diversas como facheiro, mandacaru, macambira de flecha e catingueira, pau-ferro, urtigas, numa formação natural que nada deve aos jardins botânicos mais famosos que conhecemos.
 Na divisão do rio Ipanema, trecho urbano subdivido em seis, os guardiões marcam as Cachoeiras como o sexto. Devido à filtração das águas fétidas nas areias, desde a Barragem até o Poço do Escondidinho, por trás das residências do Bebedouro, o lugar permanece preservado.
Um grupo de guardiões chegou até a tomar banho entre as enormes pedras, pois o calor reinante apontava para os diversos córregos internos cercados de muito verde. “É de tirar o fôlego, tanta beleza”, diziam os guardiões embevecidos. O desprezo popular foi tanto ao rio Ipanema ─ após a chegada da água do São Francisco ─ que o grande paraíso ficou esquecido por todos.
O visitante às Cachoeiras só pode deixar rastros e trazer belíssimas fotos. Das mais de 200 fotografias sobre as Cachoeiras, selecionamos apenas três como amostra grátis aos nossos queridos leitores.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/01/guardioes-vao-ao-paraiso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário