quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

GUARDIÕES SE ENCONTRAM



GUARDIÕES SE ENCONTRAM
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de janeiro de 2014
Crônica Nº 1126

GUARDIÕES DO RIO IPANEMA SE ENCONTRAM COM GUARDIÕES DA MATA
Sucesso retumbante foi o resultado do 1º encontro temático sobre o rio Ipanema, realizado pela AGRIPA junto às comunidades e escolas, em Santana do Ipanema. O encontro contou com a presença de autoridades como o prefeito Mário Silva, a secretária de Educação e Cultura, Renalda Martins, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Carlos e o presidente da Câmara, José Vaz.
O encontro aconteceu com muita organização, quando os guardiões do Rio Ipanema, surgiram inaugurando o seu “uniforme”, cujo símbolo (uma cabocla conduzindo água do Panema, na cabeça, com pote de barro e rodilha) fez bastante sucesso. Vários foram considerados grandes momentos, muito bem lembrandos pela imprensa que se fez presente.
O encontro teve início com um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-pracinha, ex-diretor do Ginásio Santana, ex-professor de Geografia, comerciante, fazendeiro e ecologista Alberto Nepomuceno Agra.
Momento de destaque, pois, todos falavam uma só linguagem, foi à afirmação do prefeito Mário Silva ─ ao receber documentos da AGRIPA ─ de que iria sim, fundar o Polo Ambiental de Santana, sugerido pelos guardiões. O prefeito foi bastante aplaudido por essa atitude progressista.
GUARDIÕES: ARLINDO, FERREIRINHA E CLERISVALDO. (Foto/AGRIPA).
O filme organizado pela AGRIPA mostrando as duas faces do rio Ipanema, foi outra parte que emocionou o público, quando houve até sugestão para que fosse exibido no programa Terra e Mar da Gazeta de Alagoas.
O poeta Ferreirinha, acompanhado pelo cantor Luciano, cantaram belas páginas musicais, decantando nosso rio e riachos, além do lançamento do disco “Xote dos Guardiões”, que se tornou hino da AGRIPA.
Outro destaque especial foi a presença dos Guardiões da Mata do povoado Capelinha banhado pelo rio Ipanema, município de Major Izidoro. O grupo veio trocar experiência e se decidiu em pertencer A AGRIPA, como extensão para aquele simpático lugar.
Ainda emocionados com a declaração da professora Diva, líder dos Guardiões da Mata, outra boa notícia para a AGRIPA: o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Carlos, afirma que também quer fazer parte do coeso e aguerrido grupo dos Guardiões. Outras pessoas presentes demonstraram os mesmos desejos e logo os guardiões irão providenciar os primeiros contatos.
O próximo encontro da AGRIPA acontecerá em fevereiro com as autoridades. Os associados levarão as opiniões dos presentes como documentos para discussão e estratégias de como apressar os primeiros trabalhos de resgate do rio Ipanema e seus afluentes.
Os Guardiões do Rio Ipanema, irão marcar data para retribuir em Capelinha, a visita dos Guardiões da Mata. Está previsto também, encontros com escolas e comunidades rurais e visitas de cortesia e objetivas a todas elas.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/01/guardioes-se-encontram.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário