sexta-feira, 11 de abril de 2014

AGRIPA RECEPCIONA NOVOS GUARDIÕES



AGRIPA RECEPCIONA NOVOS GUARDIÕES
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de abril de2014
Crônica Nº 1166

GUARDIÕES REFORÇAM BASE DA AGRIPA. Foto: (Agripa/Assessoria).
Ontem, sexta-feira, às 17horas, na sua sede provisória, Escola Prof.ª Helena Braga das Chagas, no Bairro São José, a Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA realizou a sua primeira sessão ordinária de abril. A sessão foi longa com vários assuntos a ser tratados, principalmente à recepção aos novos guardiões. Passados pelo teste de firmeza nos seus projetos em defender o meio ambiente, os sócios novatos foram aplaudidos delirantemente pelos veteranos.
Para que uma pessoa se torne guardiã do rio Ipanema, precisa ter seu nome apresentado por um padrinho do quadro, ser discutido e aprovado por unanimidade. Foi assim que os novos guardiões do rio Ipanema chegaram à Associação e participaram da reunião de ontem.
ANTONIO (EMPRESÁRIO,) DILMA  E LUCINHA (PROFESSORAS), CHARLES (POETA) E GESSÉ (MAQUETISTA). Foto: (Agripa/Assessoria).
A sessão foi presidida interinamente por Clerisvaldo Braga das Chagas, conduzindo-a de acordo com seu ritual: leitura da ata da sessão anterior, leitura do expediente, ordem do dia, palavra à bem da AGRIPA, tempo de estudos e avaliação final da sessão através do seu orador.
A limpeza do rio Ipanema, no dia 20 ou 21, através da Secretaria de Obras, marca um dos grandes objetivos da AGRIPA e apenas o início de resgate do Panema. Este foi um dos assuntos da ordem do dia, juntamente com a divulgação do Dia do Rio Ipanema, 21 de abril.
Ficou decidido também a cobrança à câmara municipal das leis ambientais do município e uma solução da CASAL e da Codesvaf sobre o esgotamento sanitários da cidade.
 Os guardiões se preparam para uma visita à Capelinha para se juntar à luta dos Guardiões de Mata, à população e a um canal de TV, contra multinacional que objetiva extrair areia naquele povoado, cuja população e animais bebem água das cacimbas do rio.
O presidente em exercício lançou o projeto de condecoração da AGRIPA, em evento solene, sempre em seu aniversário, dia 10 de agosto, aos que muito fizeram pela AGRIPA e pelo rio Ipanema. O desenho, material e confecção da peça terá a concorrência de artistas locais e de fora e será representado pelo símbolo da AGRIPA, com o nome: Condecoração pote de barro. O símbolo da AGRIPA é uma homenagem a mulher, cabocla sertaneja, “carregadeira d`água” das cacimbas do rio Ipanema, desde a fundação da cidade até os anos 1960. A ideia foi aprovada por unanimidade.
Todos os novatos se comprometeram a lutar pelo rio Ipanema, riachos e o meio ambiente do município de Santana.
Duas ou três crônicas ainda não diriam sobre todos os assuntos tratados na AGRIPA, cuja sessão entrou pela noite e foi encerrada com poesia, forró e muitos aplausos.
       No final, o orador Ariselmo Melo avaliou a sessão tarde/noite como altamente positiva. O presidente em exercício, Clerisvaldo Braga das Chagas, encerrou a sessão.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2014/04/agripa-recepciona-novos-guardioes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário